RESUMO
Código: 33
Tema: Gestão de Pessoas e de Equipes

 

Abrir
Arquivo

 
Gestão de Pessoas em Organizações do Terceiro Setor: Manutenção de Recursos Humanos Voluntários
 

Para Hudson (1999) o maior patrimônio de uma organização são as pessoas. No mundo de constantes mudanças a gestão de pessoas torna-se uma das áreas mais importantes dentro da organização." Umas das grandes forças de uma organização sem fins lucrativos é que as pessoas não trabalham nela para viver, mas por uma causa . Isso também cria uma tremenda responsabilidade para a instituição: a de manter a chama viva e não permitir que o trabalho se transforme em apenas um emprego" (DRUCKER, 2006, p.120)

Este trabalho tem como objetivo analisar a questão relacionada a gestão de pessoas e o seu trabalho com os voluntários,como se dá a liderança e a motivação.Uma das grandes dificuldades que se encontram nas organizações do Terceiro Setor está relacionada a manutenção do quadro voluntariado. A partir disso, a questão é: em quais pontos a gestão de pessoas pode trabalhar afim de elaborar processos eficazes para a solução desse problema?

Conforme Nanus e Dobbs(2000),organização do Terceiro Setor tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas,os voluntários dedicam seu tempo e habilidades como expressão do desejo de servir ao bem comum,a gestão de pessoas possui uma grande responsabilidade neste sentido.A motivação parte de dentro de nós,não podemos motivar outra pessoa,o que fazemos é estimular,incentivar,provocar a motivação.A diferença é que a motivação parte de dentro de nós e o estímulo de fora.(VERGARA,2003p.28)

Inicialmente foi realizada uma pesquisa exploratória,a metodologia adotada para realizar a efetivação da pesquisa tem caráter descritivo,foi utilizado como instrumento da coleta de dados um questionário composto de nove questões fechadas,entre as nove questões que foram aplicadas por meio eletrônico,seis destinaram-se a 20 voluntários e as demais 3 gestores.

50% dos voluntários responderam que a motivação parte da relação e contato com outras pessoas e assim adquirir novas experiências, além disso 40% relacionam a motivação com oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional.70% dos voluntários responderam que seus gestores sempre avaliam o trabalho e os orientam, em contrapartida 30% sinalizaram que raramente avaliação e orientação. Além dessas, mais três questões foram analisadas do artigo.