Este artigo apresenta um estudo exploratório de natureza qualitativa e utiliza o método de estudo de casos múltiplos para analisar as interações das start-ups com seus clientes, e verificar “se” e “como” se dá a criação ou a co-criação de valor, sob a ótica da lógica dominante de serviços. Como principais resultados verificou-se que as start-ups criam e co-criam valor em processos contínuos e conjuntos, que ocorre o aprimoramento dos produtos/serviços desenvolvidos.
Tem como objetivo analisar as interações das start-ups com seus clientes, e verificar “se” e “como” se dá a criação ou a co-criação de valor, sob a ótica da lógica dominante de serviços. O caráter inovador se dá por ter as start-ups como objetos de pesquisa, em um contexto teórico aplicado a organizações já estabelecidas, já que, novos entendimentos teóricos são necessários, uma vez que, estas organizações não são versões menores de empresas maiores.
Criação de Valor, Co-Criação de Valor, Lógica Dominante de Serviços, Start-ups, Interações.
Caracteriza-se essa pesquisa como exploratória e descritiva, de natureza qualitativa, por meio de casos múltiplos, na qual a unidade de análise é a start-up. Foram obtidos dados primários de quatro start-ups, de diferentes ramos e atividades-fim.
As análises foram feitas de acordo com os modelos propostos pelos autores: DART (Prahalad & Ramaswamy (2004)), o modelo de Zhang & Chen (2008), o modelo de McColl-Kenedy et al. (2012), de acordo com a Lógica Dominante de Serviço, proposta por Vargo, Maglio & Akaka (2008).
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