RESUMO
Código: 345
Tema: Excelência em Operações - Qualidade, Produtividade e Lean Production

 

Abrir
Arquivo

 
Aplicação da Logística Enxuta Ao Abastecimento de Linha de Montagem Para O Aumento da Produtividade: Um Estudo de Caso
 

A produção enxuta tem como pressuposto o aumento da produtividade, isto é, fazer mais com menos recursos e suprimir fontes de desperdícios ao longo da cadeia de valor (SHAH; WARD, 2003). O abastecimento de uma linha de montagem automotiva deve considerar elementos da logística enxuta visando o aumento de produtividade. Para um aumento contínuo de produtividade de um sistema produtivo é importante que as ações de melhoria sejam conduzidas "de dentro para fora", a partir do posto de trabalho.

Esta pesquisa aborda como a Produção Enxuta se conecta idealmente à sua cadeia de abastecimento pela Logística Enxuta no ambiente operacional e procurou responder: Quais os elementos fundamentais da logística enxuta a serem considerados numa avaliação qualitativa do abastecimento de linha de montagem automotiva com vistas ao aumento de produtividade? A análise e avaliação da logística de abastecimento foram realizadas no chão-de-fábrica de uma linha de montagem de caminhões.

A literatura científica atual identifica métodos e ferramentas da logística enxuta individualmente, mas a realização tem um nível muito diferenciado de detalhamento (BAUDIN, 2004; TRENT, 2008; TAYLOR; BRUNT, 2002; KERBER; DRECKSHAGE, 2011). Adotou-se como referência Klug (2010) e concentrou-se na logística interna com ênfase nos elementos relativos ao abastecimento de linha. Para avaliação qualitativa das respectivas aplicações foram utilizados os requisitos e descrições de Höltz (2012).

A pesquisa desenvolveu-se segundo os pressupostos das pesquisas bibliográfica e descritiva e do estudo de caso único. A obtenção de evidências se deu por meio de visitas ao chão-de-fábrica e observações diretas pelos pesquisadores. A coleta dos dados foi realizada ainda por meio de entrevistas semiestruturadas com gestores e colaboradores das áreas de montagem e logística e pela análise de sistemas de informação, documentos e arquivos históricos, de divulgação restrita pela própria empresa.

Com base no referencial teórico, os pesquisadores realizaram uma avaliação qualitativa da aplicação dos elementos da logística enxuta pertinentes ao abastecimento da linha de montagem. As avaliações foram compiladas no Quadro 1 e validadas pelos entrevistados. Os resultados referem-se às contribuições relativas ao aumento de produtividade, seja pelo aumento da produção útil, seja pela redução de recursos empregados. Também se identificou o grau de implementação da aplicação de cada elemento.