RESUMO
Código: 347
Tema: Aprendizagem nas Organizações

 

Abrir
Arquivo

 
O Processo de Transferência de Aprendizagem: Um Estudo Com Alunos de Mba
 

Transferência de aprendizagem é o grau em que os alunos efetivamente aplicam os conhecimento, habilidades e atitudes adquiridos num contexto de treinamento em situações de trabalho. Para que a transferência ocorra o comportamento aprendido precisa ser generalizado para o contexto do trabalho e mantido ao longo de um período de tempo. É influenciada por três fatores principais: as características do treinando ou aluno, o desenho do treinamento e o ambiente de trabalho (BALDWIN, FORD, 1988).

O problema de pesquisa que orienta a investigação desenvolvida é: Como se dá o processo de transferência das aprendizagens obtidas nos programas de MBA para o trabalho, na visão de alunos e ex-alunos? A partir dele, objetivo desta pesquisa é compreender o processo de transferência das aprendizagens adquiridas em programas de MBA para o local de trabalho, o que representa uma lacuna para acadêmicos e um problema para os gestores organizacionais.

O referencial teórico está embasado na literatura internacional. Inicia-se com breves considerações sobre o tema, destacando-se a diferença da transferência das hard skills e das soft skills e da transferência de aprendizagem como um processo de mão-dupla. Na sequência, são apresentados modelos genéricos e modelos que foram aplicados em pesquisas com alunos de MBA, dando-se ênfase aos elementos subjacentes ao processo de transferência de aprendizagem presentes nos mesmos.

Estudo qualitativo básico ou genérico. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas em profundidade com 13 alunos e ex-alunos de MBA. Os dados foram analisados por meio da análise textual interpretativa de Gil Flores (1994) e da técnica de templates proposta por King (2004), facilitando a análise e a interpretação dos significados atribuídos pelos alunos. Com relação ao perfil dos entrevistados: 7 são gerentes, 2 são diretores, 1 é supervisor, 1 é consultor e 2 são sócios proprietários.

A análise dos dados gerou categorias e subcategorias, que permitiram entender o processo de transferência de aprendizagem, segundo os alunos: Características e condições do aluno; Mudança de comportamentos no trabalho; Conhecimento teórico – análises e contribuições mais embasadas; ampliação da visão de negócios; ampliação de um novo olhar sobre si mesmo, o outro e a organização; Resultados alcançados para a organização; Feedback e/ou avaliação de desempenho e Recompensas pela transferência.