RESUMO
Código: 350
Tema: Estratégias e Operações de Marketing

 

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Estratégia de Orientação Para O Mercado e Gestão Para Exportação: Um Estudo de Caso da Brumani
 

As indústrias exportadoras visam desenvolver suas estratégias comerciais de forma a promover uma boa aceitação de seus produtos no mercado exterior. Por meio de pesquisas nas principais bases de dados acadêmicas, identificou-se uma lacuna em estudos sobre estratégias de exportação no setor joalheiro do Brasil.

O problema de pesquisa identificado consiste em: Como ocorre o desenvolvimento da orientação para o mercado e da gestão estratégica de exportação da indústria joalheira Brumani? Assim o presente trabalho visa caracterizar o processo de desenvolvimento dessas estratégias em exportação e verificar se eles estão condizentes com a literatura apresentada sobre o tema, sendo o modelo de orientação para o mercado apresentado por Raju et al (2011) e o de gestão estratégica por Urdan e Urdan (2006)

A revisão bibliográfica aborda os conceitos de processo de internacionalização, caracterizando principalmente a exportação; logo após introduz a discussão sobre exportação e seu desenvolvimento no Brasil para depois caracterizar as estratégias de exportação dando enfase nos modelos dos autores que foram utilizados para análise dos resultados. Por fim, também apresenta o contexto em que o mercado brasileiro de joias está inserido e as características da empresa estudada, Brumani.

A metodologia consiste em um estudo de caso de caráter qualitativo exploratório realizado a partir de uma entrevista com um dos sócios e gestor de marketing da indústria joalheira Brumani. O questionário foi enviado por e-mail, com questões abertas com a finalidade de responder as proposições feitas com base no referencial teórico. Além disso, também foram utilizados dados secundários disponibilizados pela indústria estudada e pelo Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM).

Os resultados indicam que a Brumani é uma empresa do setor joalheiro que desenvolve gestão estratégica de marketing adequada, porém sua orientação para o mercado externo é considerada parcial, com motivos esclarecidos na pesquisa.