RESUMO
Código: 353
Tema: Comportamento do Consumidor - Estudos Descritivos Quantitativos

 

Abrir
Arquivo

 
Percepção dos Consumidores Sobre O Descarte de Aparelhos Celulares: Um Estudo Na Cidade de São Paulo
 

Este artigo tem como objetivo medir o nível de percepção dos consumidores paulistanos em relação ao destino dado aos celulares quando, por algum motivo são unitizados por seus usuários. outro aspectos deste artigo, e também medir o grau de percepção dos usuários em relação a destinação correta desse bem que não será mais utilizado.

O objetivo desse artigo é identificar qual a percepção dos consumidores sobre o descarte de telefones celulares, bem como identificar a relação entre essas percepções e as variáveis demográficas idade e renda. Para tanto, relizou-se uma pesquisa quantitativa e descritiva, pela estratégia survey com 174 consumidores do município de São Paulo.

2.1 Comportamento do Consumidor; 2.2 Política Nacional de Resíduos Sólidos - Lei n. 12.305/2010.; 2.3 Pós-Venda: o descarte de produtos. Foram estudadas 7 hipóteses em relação a problemática deste artigo.

A presente pesquisa pode ser classificada como exploratória e descritiva. Esta pesquisa pode ser definida como de abordagem quantitativa e descritiva, realizada por meio da estratégia survey. A amostra, não aleatória por conveniência totalizou 174 respondentes, foi coletada no município de São Paulo entre os dias 01 e 20 de outubro de 2014. Os dados, a pesquisa foi tabulada em uma planilha do Microsoft Excel, exportada para tratamento dos dados no programa estatística SPSS, versão 22.

A amostra totalizou 174 respondentes, sendo 62,1% do sexo masculino e 37,9% do gênero feminino. Predominou na amostra pessoas com nível de escolaridade “superior incompleto” (55,2%), faixa etária de 18 a 24 anos (37,4%) e renda familiar de R$4001,00 a 5000,00 mensais (19,5%). Análise Fatorial Exploratória às 37 afirmações da escala, obtendo-se onze fatores com índice de KMO de 0,721. Teste KS, rejeitou a hipótese nula ao nível de significância de 5%, o que indica a não normalidade dos fatores.