RESUMO
Código: 358
Tema: Temas Emergentes e Modismos em Gestão de Pessoas

 

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A Participação da Mulher no Ambiente Corporativo: Uma Análise da Produção Científica Sobre Gênero Na Area da Administração
 

Na visão de Cappelle et al., (2006) e Campos e Silva (2014), as mulheres estão conquistando espaço em diversas atividades que anteriormente eram incumbidas apenas aos homens, e isso tem uma característica efetiva na sociedade. No entanto, apesar das suas qualificações e características que permitem uma atuação mais competitiva e qualificada ainda é possível observar algumas disparidades nas organizações em se tratando de igualdade entre gêneros [...]

Quais as características das contribuições científicas nacionais sobre gênero, no campo da administração, publicadas no EnANPAD? Logo, o objetivo principal desse artigo foi analisar as publicações sobre gênero publicadas no EnANPAD no período de 2004-2014 que inserem esse debate no campo da administração.

O quadro teórico desse artigo foi fundamentado nos autores Aguiar e Siqueira (2007); Pereira e Hanashiro (2009); Hanashiro et al., 2005; Henderson (2012); Pires et al., (2010); Schmidt, et al., (2005); Cappelle e Melo (2007), Campos e Silva (2014); Birley, (1988); Bennett, Dann, (2000); Lewis (2006); Neves (2000); Ely; Meyerson (2000) entre outros para discutir e contextualizar o gênero no mercado de trabalho na contemporaneidade.

A técnica bibliométrica permitiu, com base nas análises das publicações do evento EnANPAD levantar informações sobre a questão de gênero na área de administração. Para a pesquisa em questão, foi definido que os artigos avaliados seriam as publicações sobre gênero, onde as palavras chaves utilizadas para busca foram as seguintes: Mulher/Gênero/ Woman/Gender, a busca foi realizada no próprio site do EnANPAD, entre os meses de junho e julho de 2015, com um corte temporal entre 2004 a 2014.

Nos resultados constatado em mais de nove mil artigos publicados no evento EnaNPAD com o tema “mulher no mercado de mercado” foram encontrados 64 artigos ao qual se referiam as áreas de Estratégia em Organizações; Estudos Organizacionais e Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, desse total de portfólio foram analisados 25 artigos. Percebe-se que para a pesquisa de gênero os autores recorreram às pesquisas qualitativas e estudo de caso, para melhor representar o papel da mulher.