RESUMO
Código: 362
Tema: Administração Pública

 

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Alinhando Práticas de Governança Corporativa Com A Aplicabilidade de Metodologia no Planejamento Estratégico de Empresa Pública
 

Este relato técnico identifica o alinhamento das práticas de Governança Corporativa com uma metodologia aplicada no processo de elaboração do Planejamento Estratégico de uma Empresa Pública inicialmente formulado pelos gestores da organização. Necessitava envolver outros “stakeholders” no processo de planejamento e identificou no princípio da transparência da Governança a importância desta prática nas relações com os seus principais envolvidos nos resultados estratégicos – os empregados.

As primeiras participações dos empregados no processo de planejamento obtiveram um baixo índice de aproveitamento com poucos resultados que pudessem ser classificados e passassem a incorporar o Plano de Ação. A difícil tabulação dos dados apresentados aplicando um questionário individual, apesar da técnica de pesquisa escolhida – observação direta extensiva contendo perguntas abertas e fechadas aos empregados em nível nacional, possibilitar um maior alcance pela distribuição geográfica.

Para facilitar este processo, foi inserida uma metodologia intermediária para facilitar o processo de consolidação dos resultados sugeridos que consiste na realização de reuniões setoriais aplicando a técnica de brainstorm na consolidação dos resultados passando assim a ser efetuada com os empregados. A automação do processo se dá pela aplicação de equações específicas considerando fatores essenciais possibilitando a classificação e identificação dos resultados mais relevantes para o grupo.

A participação dos empregados no processo de planejamento de forma construtiva propiciou a identificação do papel de cada um nos resultados a serem alcançados, estreitou o relacionamento, identificou aspectos de melhoria no clima organizacional e aprimorou o processo estratégico da organização. Porém, o maior benefício está na melhoria refletida nos serviços prestados pela organização aos seus clientes, representados pela sociedade por se tratar de uma empresa pública prestadora de serviços.