RESUMO
Código: 363
Tema: Informação Financeira

 

Abrir
Arquivo

 
Divulgação de Informações de Risco de Mercado Por Empresas Não-financeiras
 

O risco é um elemento inevitável de qualquer empreendimento. No entanto, as crises financeiras do mercado e os escândalos financeiros ocorridos na última década obrigaram as empresas a se preocuparem mais com os investidores, fazendo com que a gestão de riscos e sua divulgação ganhasse maior relevância no meio empresarial (Graça, 2012).

Quais os fatores determinantes do nível de observância das empresas não financeiras às exigências de divulgação definidas no CPC 40 (R1)? O estudo teve como objetivo identificar os fatores determinantes do nível de observância das empresas não financeiras às exigências de divulgação definidas no CPC 40 (R1).

O CPC 40 (R1), relativo à evidenciação de instrumentos financeiros, define risco de mercado como oscilações de valor justo ou fluxos de caixa de investimentos financeiros, quando essas oscilações estão ligadas a mudanças de preço de mercado, enfatizando que além de outros riscos da empresa, devem ser divulgados também os riscos de mercado para que possibilite aos usuários das informações contábeis maior transparência e uma melhor avaliação da entidade em relação à exposição aos riscos.

Para execução da análise de conteúdo, foi aplicado checklist composto de vinte e um itens representativos de exigências de divulgação definidas no CPC 40 (R1). Em função do objetivo do estudo, construiu-se o seguinte modelo de regressão, tendo o nível de divulgação de risco de mercado como variável dependente, obtida a partir o checklist. As análises estatísticas foram realizadas com apoio do software IBM SPSS Statisitic 21.

Os resultados da pesquisa fornecem suporte para a aceitação da hipótese do estudo, mostrando que empresas com maior nível de risco divulgam mais informações sobre risco de mercado. Além disso, o estudo verificou também a associação entre o nível de divulgação de risco de mercado e características das empresas como tamanho e desempenho. Nos resultados encontrados, como esperado, se verificou associação positiva e significante quanto ao tamanho da empresa.