RESUMO
Código: 369
Tema: Comportamento do Consumidor - Estudos Qualitativos Indutivos

 

Abrir
Arquivo

 
Natal, Consumo, Materialismo: Uma Análise Discursiva de Cartas Infantis de Natal
 

O Natal é um dos mais sagrados feriados religiosos e ao mesmo tempo é o maior feriado comercial do mundo cristão. É curioso notar que são poucos os trabalhos, levando em conta o campo do marketing e mais precisamente a pesquisa do consumidor, que destinaram atenção às questões envolvendo a data. Contudo, autores advogam que o Natal vem perdendo seu “espírito” ao estar atrelado ao materialismo e práticas de mercado.

A partir de indagações como as crianças constroem, a partir de significados partilhados socialmente, seu imaginário acerca do Natal?, o objetivo do trabalho foi desvendar os significados relacionados ao Natal presentes nas cartas elaboradas por crianças e endereçadas ao Papai Noel. Partiu-se da noção de que por meio de uma atividade lúdica como a elaboração de cartas de Natal, as crianças poderiam trazer à tona diversas questões relacionadas a sua vida cotidiana.

O artigo tem duas seções destinadas à fundamentação teórica. A primeira discute as origens e significados do Natal, resgatando questões históricas do seu surgimento nos Estados Unidos desde o século XVI. A segunda busca explanar sobre o materialismo presente no Natal. Reconhecido como o “paradoxo do Natal”, o materialismo e o consumismo se intensificam nesta época do ano, o que é paradoxal, pois a religião cristã rejeita o materialismo.

Este estudo, levando em conta a natureza do fenômeno investigado, baseou-se em uma estratégia qualitativa de pesquisa. Fica implícita, portanto, a adoção de uma perspectiva interpretativista para a condução de todo o trabalho. Foram coletadas 21 “cartas dirigidas a Papai Noel”, escritas por crianças com idades entre 8 e 10 anos, estudantes de uma escola particular da cidade de Belo Horizonte. Para atingir os objetivos propostos, lançou-se mão de elementos da análise do discurso.

A leitura das cartas parece apontar que as crianças reproduzem elementos natalinos representados por símbolos, vinculados ao consumo de produtos e itens de decoração. Nos significados do Natal, os discursos sugerem que a festividade é lembrada como um dia especial em suas vidas. Já na categoria centralidade do Papai Noel, as crianças prestam culto a ele, por meio de cartas e pedidos e ele, por sua vez, recompensa os bons e exclui os malvados.