RESUMO
Código: 370
Tema: Sistemas de Informações e Impactos Organizacionais da TI

 

Abrir
Arquivo

 
Impacto da Utilização de Sistemas de Erp em Dimensões Estratégicas de Pequenas e Médias Empresas
 

As exigências de um mercado cada vez mais competitivo estão impulsionando, cada vez mais, organizações de pequeno e médio portes para utilização de soluções integradas de tecnologias de informação, dentre elas o sistema integrado de gestão -ERP. O mote principal é a eficiência organizacional. Entretanto, são diversos os fornecedores destas soluções que argumentam sobre seus benefícios estratégicos. Contudo, os desafios de implantação e utilização exigem alto grau de maturidade das organizações.

A exigência de alto grau de maturidade organizacional para a utilização de sistemas integrados de gestão (ERP) de forma a obter benefício leva ao seguinte questionamento: quais os impactos nas variáveis estratégicas de organizações de pequeno e médio porte? Desta forma, o estudo objetivou avaliar o impacto de sistemas integrados de gestão em seis dimensões estratégicas de pequenas e médias empresas.

Sistemas integrados de gestão são sistemas que pretendem integrar todas as funções organizacionais, o que demanda reavaliação dos processos organizacionais de foram a torna-los sistêmicos e interfuncionais. Espera-se, assim, benefícios operacionais para a organização. Todavia, o ERP é base para informações estratégicas e há apontamentos de sua utilidade para dimensões estratégicas. Apesar disso, há escassez de estudos sobre seus impactos na estratégia de pequenas e médias empresas.

Estudo de abordagem quantitativo, foi aplicado um survey baseado no instrumento de Mahmood e Soon (1991), adaptado por Saccol et al. (2004), que abrage seis dimensões estratégicas: clientes e consumidores, rivalidade, fornecedores, mercado, eficiência/eficácia organizacional e eficiência interorganizacional. O instrumento foi apicado 109 gestores de 30 empresas de pequeno e médio porte no município de Patos de Minas (MG). Foram utilizadas estatísticas descritivas e gráficos para os resultados.

Os resultados demonstraram uma relevância média-baixa do sistema para as dimensões e confirmam a literatura, apontando uma menor e uma maior utilização estratégica para empresas de menor (pequena) e de maior (média) porte, respectivamente. Em especial, as menores diferenças entre pequenas e médias empresas estão na dimensão de Rivalidade Competitiva e as maiores na dimensão de Eficiência Interorganizacional.