RESUMO
Código: 374
Tema: Finanças

 

Abrir
Arquivo

 
Relação Causa-efeito de Custos Indiretos Desatualizados: Um Estudo de Caso em Uma Indústria Alimentícia
 

A análise dos custos indiretos de produção deve ser atualizada constantemente e seu processo de alocação por meio de estimativas e rateios deve ser definido de acordo com a realidade da empresa. Este relato técnico apresentará o caso de uma empresa inserida no setor alimentício que passou por um projeto que analisou todo seu processo de custeio indireto. O objetivo do estudo é demonstrar os impactos dos custos indiretos desatualizados da empresa no negócio.

Trata-se de um estudo de caso por meio de uma pesquisa qualitativa e exploratória. Para a coleta de dados, foram analisados documentos financeiros gerados pelo sistema gerencial da empresa e conduzidas duas entrevistas semi-estruturadas com a gerente industrial e o controller da empresa.

Para responder à pergunta de pesquisa foi desenvolvido um projeto estruturado em três etapas: análise da situação atual; diagnóstico da situação atual e; redesenho do processo de custeio indireto.

A pesquisa realizada por meio do projeto descrito possibilitou identificar um desalinhamento entre a área financeira e administrativa. Os resultados das entrevistas revelaram que o processo de rateio de custeio indireto não era explícito, além de possuir falhas em sua execução pelos envolvidos. A proposta de intervenção e melhoria foi a implementação do método de custeio ABC, pois este é o que mais se aproxima da realidade da empresa.