RESUMO
Código: 378
Tema: Planejamento e Controle Financeiro

 

Abrir
Arquivo

 
Planejamento e Controle Orçamentário Como Ferramentas de Apoio à Tomada de Decisão Gerencial: O Caso de Uma Mineradora da Região do Alto Paraopeba – Mg
 

Atualmente, a grande concorrência faz com que ferramentas de planejamento e controle sejam cada vez mais utilizadas para a maximização dos recursos e melhoria dos resultados. Para Ackoff (1981) e Welsch (2013), o orçamento é um instrumento de planejamento e controle de resultados, sendo justificável enquanto facilita o desempenho do processo de gestão. Já Brookson (2000), afirma que o orçamento é de suma importância para o planejamento e o controle da empresa.

Diante do contexto apresentado, surge o seguinte questionamento: como o planejamento e controle orçamentário auxiliam na tomada de decisão gerencial em um setor de uma empresa de mineração situada na região do Alto Paraopeba, MG? Logo, o objetivo desta pesquisa é identificar e analisar como o planejamento e controle orçamentário auxiliam na tomada de decisão gerencial em um setor de uma empresa de mineração situada na região do Alto Paraopeba, MG.

De acordo com Welsch (2013), o processo de administração envolve a tomada de decisões, a utilização de técnicas e procedimentos na busca de objetivos específicos. Uma das metodologias mais eficazes para a execução do processo de administração é o orçamento. O orçamento é um instrumento de planejamento e controle em que as empresas buscam planejar com antecedência as ações que serão executadas e os recursos a serem empregados, para a partir daí utilizar o recurso que foi planejado (ISHISAKI,2003)

Para a elaboração deste estudo foi realizada uma pesquisa quali quanti, além disso, caracteriza-se, quanto ao seu fim, como descritiva, foi feita, também, uma análise documental. A coleta de dados primários foi feita pelo método de observação direta, outra maneira da coleta de informações que foi utilizada nesta pesquisa é a entrevista semiestruturada.

A empresa pesquisada adota o orçamento de base zero como seu processo de administração. No planejamento orçamentário desta organização não são aceitos dados históricos e sim cada área deve estimar os recursos previstos partindo de uma estaca zero, sendo esta uma característica deste tipo de orçamento conforme apontado por Lunkes (2003). O orçamento analisado foi o do ano de 2014, sendo que o processo de planejamento para este orçamento foi conduzido pela área de Controladoria.