RESUMO
Código: 382
Tema: Gestão Socioambiental

 

Abrir
Arquivo

 
Comercialização dos Resíduos de Construção Classe B Gerados Durante As Obras de Uma Fábrica Na Cidade de Resende/rj
 

Apesar de ser responsável por inúmeros empregos diretos e indiretos, bem como pela redução do deficit habitacional e de infraestrutura de um país, a construção civil impõe ao meio ambiente impactos significativos decorrentes de suas atividades. Dessa forma, este trabalho apresenta um relato técnico a respeito das práticas adotadas no manejo e destinação dos resíduos de construção civil Classe B gerados durante as obras de construção de uma fábrica no município de Resende/RJ.

Os dados foram obtidos mediante consulta a documentos elaborados para fins de controle de saída dos resíduos produzidos durante a obra, sendo utilizadas as informações contidas nas planilhas de Controle de Transporte de Resíduos geradas a cada saída de resíduo da obra. As formas de manejo dos resíduos gerados e as ferramentas de gestão empregadas foram obtidas nas instruções contidas no Plano de Gerenciamento de Resíduos de Construção Civil (PGRCC) da obra pesquisada.

Os resíduos de Classe B, após sua geração, eram separados em baias individuais de acordo com sua tipologia, para em seguida serem comercializados com uma cooperativa de reciclagem que se encarregava do transporte destes para fora do canteiro; ficando, assim, a construtora isenta da responsabilidade de remoção destes e dos custos incorridos nesta operação. Dessa forma, a construtora, com o manejo adotado possibilitava a obra a obtenção de ganho econômico coom a venda destes resíduos.

A comercialização dos resíduos Classe B na obra em estudos conduziu a ganhos econômicos significativos, possibilitando também a redução dos custos de transporte e deposição final dos resíduos Classe A. Portanto, a solução de gestão adotada pela construtora pode ser correlacionada ao conceito de triple botton line, sendo o ganho econômico representado pela venda dos resíduos; o ganho ambiental pela redução do volume de resíduos descartados, e social, pela incusão de mão de obra.