RESUMO
Código: 387
Tema: Formação do Professor e Pesquisador

 

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Ensino e Pesquisa e Nada Mais?
 

Há uma pressão na academia pela propulsão da produção científica, especialmente no tocante à produção acadêmica veiculada em periódicos de alto impacto, essa pressão recai principalmente sobre o sistema de pós-graduação e os docentes envolvidos nesse processo.

No entanto as atuais atividades docentes não se restringem a produção de papers, ficando a pergunta será que a influência do estágio pós-doutoral não é mais abrangente tendo uma influência sobre atividades mais amplas da pós-graduação? Com essa questão o artigo objetiva mapear a influência da capacitação docente, via pós-doutorado no exterior, sobre atividades que vão além do ensino e da pesquisa na pós-graduação.

CALVOSA, M.V.D.; REPOSSI, M. G.; CASTRO, P. M. R. Avaliação de resultados da capacitação docente: O Pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense sob a ótica da Produção Científica e Bibliográfica. Revista da Avaliação da Educação Superior. Campinas, v. 16, n. 1, p. 99-122. 2011. LEYDESDORFF, L. Scientific communication and cognitive codification: social systems and sociology of scientific knowledge. European Journal of Social Theory, v.10, n.3,p.1-22, 2007.

Análise do currículo Lattes de 948 pesquisadores doutores que foram voluntários da pesquisa. Havendo ponderação para cada uma das atividades de extensão universitária na pós-graduação e que foram alvo de análise.

O pós-doutorado consegue atuar de forma razoável sobre o incremento de produção científica, mas não consegue atuar de forma adequada como agente propulsor da melhoria e expansão das demais produções da pós-graduação, em sua maioria voltadas para as atividades de extensão. 11% da amostra pesquisada, sequer registrada qualquer atividade de extensão, ao longo da carreira docente, mesmo em área de pesquisa aplicada. apesar do cenário pífio, algumas exceções são vistas e que fogem do quadro geral.