RESUMO
Código: 388
Tema: Estratégia Competitiva

 

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Análise Bibliométrica Sobre Exportação Sob A Ótica do Fluxo de Conhecimento e da Cadeia Global de Valor
 

Neste artigo o objetivo é analisar por meio de bibliometria o fluxo de conhecimento e da cadeia global de valor relacionado à exportação de países emergentes. O período da pesquisa foi de 1945 até 2015 tendo sido selecionados os 100 artigos mais citados que continham as seguintes palavras-chaves: Export Performance, Knowledge Flow, Emerging Countries e Global Supply Chain. Identificou-se que são dois os periódicos mais citados: o Strategic Management Journal e o Management of Science.

Neste artigo o objetivo é analisar por meio de bibliometria o fluxo de conhecimento e da cadeia global de valor relacionado à exportação de países emergentes. O problema de pesquisa se refere a como a literatura tem abordado a questão da exportação sob a ótica do fluxo de conhecimento e da cadeia global de valor. Com isto a revisão da literatura refere-se à capacidade dinâmica absortiva e exportadora, visão baseada em recursos e cadeia global de valor.

Uma forma de analisar o conhecimento nas organizações é por meio do conceito da capacidade dinâmica que pode ser explicada como rotinas e processos como os quais os gestores se utilizam para adquirir, integrar ou alterar os recursos com o objetivo de gerar estratégias de criação de valor (EISENHARDT & MARTIN, 2000). Segundo Gereffi et al.(2011) as cadeias globais de valor (CGVs) mesclam fatores impulsionadores da internacionalização, como a terceirização global que demanda.

A metodologia de pesquisa deste artigo envolve técnicas de pesquisa qualitativa e quantitativa. A parte qualitativa diz respeito a utilização da técnica bibliográfica para revisão da literatura e a parte quantitativa refere-se a ao estudo bibliométrico. A ferramenta utilizada para seleção dos artigos foi o Web of Science, sendo que a busca ocorreu durante o mês de maio de 2015. O período para a coleta de artigos abrange de 1945 até 2015.

Os periódicos dos 100 artigos mais citados. Observa-se então que 50% dos 100 artigos mais citados foram publicados em 10 periódicos. Os periódicos são: Strategic Management Journal tendo sido o que mais publicou com 9% do Top 100, o fator de impacto é 8,0 ou para ser exato 7,909. O segundo periódico mais citado é o Management Science, com 8% do Top 100. O periódico publica artigos científicos que abrangem todos os aspectos da administração, sejam: estratégia, inovação, tecnologia da informação.