RESUMO
Código: 395
Tema: Casos de Ensino

 

Abrir
Arquivo

 
Contribuição do Método do Estudo de Caso no Processo de Ensino e Aprendizagem da Disciplina Análise de Custos do Curso de Ciências Contábeis
 

O estudo de caso tem potencial para envolver os estudantes em decisões complexas, reforçando sua identificação com protagonistas que enfrentam desafios difíceis ( O’CONNELL; MCCARTHY ; HALL, 2004). Isso porque, conforme Greiner et al. (2003), os estudantes, na resolução do caso, desenvolvem habilidades de julgamento e raciocínio, avaliando diferentes opções, com foco em problemas complexos que, normalmente, não têm uma resposta certa.

O problema de pesquisa investigado neste estudo é: Como o método do estudo de caso contribui no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes da disciplina Análise de Custos do curso de Ciências Contábeis? O objetivo é identificar, na percepção dos alunos da disciplina Análise de Custos do curso de Ciências Contábeis, como o método do estudo de caso contribui no processo de ensino-aprendizagem

Novas formas e ferramentas de ensino devem ser aplicadas com o propósito de conectar o ensino acadêmico com a prática profissional. Alguns autores (SILVA; BENEGAS, 2010; VASCONCELOS et al., 2013; MACHADO; CALLADO, 2008; DE ASSIS et al., 2013; IKEDA; VELUDO-DE-OLIVEIRA; CAMPOMAR, 2006) acreditam que o estudo de caso é considerado um método pedagógico relevante para esse fim, capaz de treinar e exercitar a mente crítica do aluno para as exigências requeridas pelo mercado de trabalho.

A pesquisa classifica-se como descritiva e a abordagem é qualitativa. Como procedimento para a coleta de dados, foi utilizada a observação não participante, a entrevista de grupo focal e a aplicação de questionários. Foram aplicados dois estudos de caso na disciplina de Análise de Custos de uma instituição pública, no curso de Ciências Contábeis, para duas turmas, integral e noturno, a população do estudo são 72 alunos matriculados na disciplina.

Dentre as categorias analisadas , identificou-se que, para os respondentes, o método do estudo de caso é uma ferramenta de ensino eficaz, que exercita a capacidade de refletir sobre situações-problema reais e possibilita a conexão do ensino acadêmico com a realidade profissional. Resultados convergentes com a literatura pesquisada (ASSIS et al., 2013; GREINER et al., 2003; IKEDA; VELUDO-DE-OLIVEIRA; CAMPOMAR, 2006; SHAPIRO, 1984).