RESUMO
Código: 399
Tema: Governança Corporativa

 

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Influências da Adesão Aos Níveis Diferenciados de Governança Corporativa: Uma Aplicação dos Modelos de Séries Temporais em Uma Empresa do Setor de Telecomunicações
 

No Brasil, uma alternativa às reformas legislativas sobre governança corporativa surgiu a partir do ano de 2000, com a criação dos Níveis Diferenciados de Governança Corporativa. Os primeiros acordos de práticas adicionais foram consolidados entre as empresas de capital aberto e a BM&FBOVESPA. Além dos efeitos positivos para as empresas, muito tem se discutido sobre os incentivos para os investidores se decidirem por companhias com níveis de governança mais desenvolvidos.

Tem-se a princípio que as empresas listadas nos níveis de governança possuem uma gestão com mais controle e mais transparência, levando o investidor a preferir ações dessas empresas em detrimento daquelas não listadas, com reflexos no valor de mercado (ARANHA et al., 2015). Diante desta questão, este trabalho tem como objetivo mensurar e avaliar os impactos da adesão a um dos NDGC da BM&FBOVESPA na rentabilidade e no risco da empresa Tim Participações S. A. no período de 2003 a 2014.

Segundo a BM&FBOVESPA (2014), os segmentos Bovespa Mais, Novo Mercado, Nível 2 e Nível 1 foram criados a partir da percepção de que para desenvolver o mercado de capitais brasileiro, era preciso ter segmentos adequados aos diferentes perfis das empresas. Todos prezam por rígidas regras de governança, que vão além das obrigações que as companhias têm perante a Lei das S. As. Ou seja, a ideia é melhorar a avaliação das companhias que aderem voluntariamente, a esses niveis de listagem.

Para identificar os impactos da adesão a um dos NDGC, aplicou-se inicialmente a metodologia de análise de intervenção nas séries de rentabilidade da empresa analisada. Em seguida, a volatilidade do retorno das ações foi modelada por meio de modelos GARCH com o intuito de verificar a reação do mercado acionário após a mudança do nível de governança. A escolha da empresa é devida a sua representatividade no mercado, por ser a única do setor de telecomunicações pertencente ao segmento Novo Mercado.

A intervenção representada pela adesão ao Novo Mercado não foi significativa para a rentabilidade da empresa Tim. Entretanto, a mudança de nível de governança corporativa afetou o comportamento da volatilidade da empresa estudada. Apesar do baixo coeficiente, a variável dummy se mostrou significativa no modelo ajustado. A relação entre as variáveis estudadas foi indireta, ou seja, a estratégia adotada pela Tim impactou negativamente a volatilidade dos retornos das ações.