RESUMO
Código: 400
Tema: Marketing, Sociedade e Outros Temas

 

Abrir
Arquivo

 
A Evolução do Tema Marketing Empreendedor: Um Estudo Bibliométrico Entre 1994 e 2014
 

Esse artigo avalia a evolução conceitual do tema marketing empreendedor (ME) por meio de um estudo bibliométrico. A partir da plataforma Web of Science foram identificados 593 artigos que foram analisados por meio de estatística descritiva e por multimétodo possibilitada pelo uso do software SciMAT. Os resultados indicam uma evolução do tema, embora atualmente ele se encontre em fase de construção de sua identidade e consolidação.

O problema de pesquisa reside em verificar se o tema marketing empreendedor encontra-se em fase de consolidação e consenso. O presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma avaliação a respeito da evolução do tema Marketing Empreendedor [ME] considerando-se quatro períodos analisados. Busca-se identificar o conhecimento que serve de base para a sua construção e desenvolvimento, o estado da arte das produções, bem como apresentar um direcionamento para pesquisas futuras.

Em função da realidade encontrada em organizações de pequeno porte, alguns pesquisadores identificam uma ligação relevante entre o campo do empreendedorismo e o de marketing e passaram a estudá-lo com mais cuidado, sob a alcunha de marketing empreendedor (ME). Nesse estudo é adotada a definição de Stokes (2000, p. 2) que descreve marketing empreendedor como “marketing carried out by entrepreneurs of entrepreneurial ventures” utilizando táticas, para atrair novos negócios.

Foi desenvolvido um estudo bibliométrico, cujos dados obtidos foram analisados por meio de estatística descritiva, a partir dos 593 artigos identificados por meio do WOS e estatística multimétodo, por meio de mapeamento científico elaborado com o software SciMAT.

Há um isolamento dos temas, sem ligação entre os mesmos, pela inexistência de uma rede de clusters. Apesar da tentativa de obter alguma evidência, alterando-se o tipo de normalização e buscando outros tipos de clusters, ao final o resultando não apresentou construção de redes, o que reforça o fato de ME ser um tema emergente, em busca de um consolidação.