RESUMO
Código: 402
Tema: Estratégia e Sustentabilidade

 

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Sustentabilidade e Alianças Intersetoriais: Um Estudo de Caso Sobre Os Valores Compartilhados Nas Parcerias de Quatro Organizações Sem Fins Lucrativos
 

Este artigo é um estudo de caso que procurou compreender quais são os valores compartilhados nas alianças intersetoriais de quatro organizações sem fins lucrativos: Fundação Volkswagen, Instituto Criar, Instituto Algar e ONG Emcantar. Nesta pesquisa foi analisado em qual estágio encontram-se as alianças entre as organizações e quais as dimensões da sustentabilidade são colocadas em prática.

O Estado conta com o auxílio de organizações da sociedade civil para implementar ações sociais que possibilitem oferecer a população melhores condições de vida. O que as comunidades ganham e como funcionam as parcerias entre empresas e ONGs são questões verificadas neste estudo de caso que procura compreender quais são os valores compartilhados nas parcerias apresentadas, em qual estágio encontra-se a aliança intersetorial e qual dimensão da sustentabilidade foi alcançada.

A revisão teórica ocorreu sobre os conceitos de sustentabilidade com os autores Sachs (2007), Oliveira (2013), Barbieri e Cajazeira (2012) e Almeida (2007), conceitos sobre a importância do terceiro setor Fischer (2005). Silva (2008), Albuquerque (2006), e os conceitos de alianças intersetoriais Austin (2000 e 2005), Fischer (2002) e valor compartilhado Porter e Kramer (2011).

O artigo procurou realizar um estudo de caso múltiplo. Foram construídos dois questionários qualitativos com perguntas abertas e enviado por e-mail para as instituições. Os questionários com perguntas abertas são úteis quando a pesquisa tem como foco de analisar discursos que podem não estar claros, além disso, esse tipo de pergunta nos permitiu poder comparar com o que estava descrito na comunicação oficial (relatórios de sustentabilidade e sites).

Foi possível verificar que a aliança entre Fundação Volkswagen e o Instituto Criar procura a mudança social da sociedade brasileira dentro de três dimensões: social, econômica e cultural. Já a aliança entre o Instituto Algar e a ONG Emcantar encontra-se social dentro das dimensões: social, cultural e espacial. Ambas as alianças encontram-se no estágio transacional.