RESUMO
Código: 406
Tema: Cluster e Redes de Negócios

 

Abrir
Arquivo

 
Relações de Poder, Saber e Subjetividades em Redes Interorganizacionais: Reflexão A Luz do Pós-estruturalismo Foucaultiano
 

Os estudos que discutem o contexto de redes interorganizacionais em administração se apresentam meramente como gerencialistas, a fim de trazer contribuições apenas a cerca dos ganhos competitivos desses formatos organizacionais. A maioria dos trabalhos se pauta em discutir como a cooperação e a confiança são elementos importantes para alavancar o desenvolvimento das empresas que atuam em redes, entretanto a questão do poder nesses estudos não é muito discutido.

Nesse sentido, este ensaio tem o objetivo de propor uma reflexão teórica a cerca do objeto redes interorganizacionais, tendo alicerce principal o pós-estruturalismo foucaultiano a partir das relações de poder, saber e subjetividades. a inquietação da pesquisa se pauta no seguinte problema: Quais as relações de poder, saber e subjetividades nas redes interorganizacionais a partir dos estudos foucaultianos?

Estudos sobre Redes interorganizacionais, suas abordagens e tipologia, em seguida é apresentada a descrição do formato em redes: os clusters de negócios. Posteriormente, é apresentada uma discussão sob a lente teórica do pós-estruturalismo e Foucault: Poder, saber e subjetividades. Em seguida é apresentado a sessão “Redes interorganizacionais e Foucault: Possível debate?” com o objetivo de refletir e discutir sobre as relações propostas neste ensaio.

A metodologia abordada de um ensaio teórico é uma revisão da bibliografia sobre a temática, além da analise de dados secundários.

Percebe-se processos de interdependências entre os atores envolvidos nas redes. Através do mapeamento dos atores e relações se percebe o número de parceiros envolvidos nessa relação que seriam os dispositivos (conceito discutido por Foucault). As diversas relações promovem a formação de posições diferenciadas que ao mesmo tempo precisam manter seu objetivo individual e os anseios coletivos a partir das interações em redes. Para estabelecer de forma resumida foi organizado um quadro de relações.