RESUMO
Código: 408
Tema: Organização e Processos para Inovação

 

Abrir
Arquivo

 
A Transferência de Tecnologia em Franquias Empresariais
 

Dentro do sistema franchising, a transferência de tecnologia pode ser considerada um elo entre franqueador e franqueado, caracterizado pela transmissão dos conhecimentos necessários ao desenvolvimento do empreendimento. A transferência de tecnologia pode ser entendida como um processo que favorece a inovação nas organizações. Ressalta-se a importância deste estudo, pelo fato das franquias requerem um sistema específico de transferência de know-how para garantir a uniformidade e padronização.

A transferência de tecnologia eficiente pode facilitar os processos de inovação e contribuir para a melhoria das atividades das franquias e possibilita a exploração de conhecimentos que se dão na relação entre franqueador-franqueado. O problema de pesquisa busca identificar como ocorre o processo de transferência de tecnologia em franquias de diversos setores. Como objetivo geral, o estudo buscou identificar e analisar os mecanismos de transferência de tecnologia mais utilizados pelas franquias.

Para Melo et al. (2014) o modelo de franquia empresarial representa uma oportunidade viável para o franqueado, pois proporciona a transferência dos conhecimentos e práticas comerciais já experimentadas pelo franqueador, dessa forma, o franqueado recebe um suporte que contribui para o sucesso e redução dos riscos envolvidos no negócio. Windsperger e Gorovaia (2011) abordam sobre a transferência de tecnologia e know-how em franquias, caracterizando de acordo com o grau de riqueza de informações.

Utilizou-se a abordagem quantitativa. Os dados foram coletados por meio de questionários e tratados pelo SPSS®. Para identificar a frequência de utilização dos mecanismos de transferência de tecnologia, utilizou-se a Análise de Cluster. A Análise Fatorial Exploratória identificou algumas variáveis latentes e fez-se o agrupamento destas a partir do grau de correlação entre as variáveis que compõem os construtos. Foram utilizados os testes KMO e Barlett, e também o Alpha de Cronbach.

Os resultados mostram que o e-mail configura-se como o modo mais usual nas relações estabelecidas entre franqueador-franqueado. Outros mecanismos também foram evidenciados: manuais, relatórios, base de dados e instruções normativas. No estudo, identificaram-se três construtos que foram agrupados devido à similaridade do conteúdo dos questionamentos e denominados segundo as características comuns das variáveis (mecanismos; registro do conhecimento; colaboradores).