Para se manterem competitivas, as empresas precisam estar em constante processo de inovação. No passado, esse processo ficava centralizado no departamento de P&D. Com o passar do tempo, as empresas começaram a buscar novas ideias para seus produtos e processos não apenas com seus funcionários, mas também com consumidores, fornecedores, universidade, entre outros agentes externos. Essa nova abordagem da inovação ficou conhecida como inovação aberta.
Este estudo visa responder a seguinte questão de pesquisa: “Como a inovação aberta pode ser usada para captação de ideias em empresas químicas?”. O objetivo deste artigo portanto se concentra em entender como uma empresa química utiliza diversas fontes de ideias externas em seu processo de inovação aberta, comparando a prática de um caso específico à luz da teoria.
Abrange os seguintes tópicos. (a) Inovação Aberta: modelo de inovação proposto por Chesbrough que busca novas ideias em ambientes externos à empresa, como fornecedores e clientes; (b) Fontes de ideias: como surgem e como são captadas as ideias em uma empresa; (c) Gestão de ideias: como são geridas as ideias, com ênfase em plano de sugestões, campanha de ideias e Stage-Gates.
O método adotado neste trabalho foi o estudo de caso com a amostragem intencional. A empresa The Dow Chemical Company foi escolhida devido a sua característica inovadora. Com base na revisão de literatura foi elaborado um modelo conceitual que listava os principais métodos, dificuldades e resultados da aplicação do Open Innovation. A partir desse modelo, um roteiro de entrevista semi-estruturado foi elaborado. Dados secundários também foram consultados no site da empresa.
São identificados quatro mecanismos adotados pela empresa para estímulo de geração ideias não só internas como externas: o Idea Central, o Innovation@DowCHALLENGE, o Battle of Concepts e a Innovation Fair. Os dois primeiros se enquadram em modelos já definidos em literatura, enquanto os dois últimos são inovações trazidas pela empresa de forma a enriquecer a forma de comunicar e trocar ideias com fontes externas.
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