RESUMO
Código: 438
Tema: Governança, Risco e Compliance

 

Abrir
Arquivo

 
Mensuração de Disclosure: Análise Bibliométrica Nos Principais Journals Internacionais de Finanças
 

Disclosure está constantemente em discussão na área de finanças devido ao value relevance que estas informações podem apresentar (Azam, 2011). Porém, estudos relacionados a disclosure se deparam com um grande desafio: definir quais possíveis informações devem ser considerada para quantificar o nível de disclosure (Owshu-Ansah, 1997). Usualmente tem se utilizado a construção de índices de disclosure para sobrepor este obstáculo (Feyitimi, 2014).

Este estudo busca resposta para a seguinte questão de pesquisa: qual é o perfil bibliométrico dos estudos sobre índices de disclosure na literatura internacional? Com base nisso, seu objetivo consiste em realizar um mapeamento das pesquisas acerca da mensuração da disclosure nos principais periódicos internacionais na área de Finanças. Ademais busca-se identificar possíveis redes sociais entre autores, instituições e países que estão focados no estudo do tema.

Disclosure corporativa tem se tornado cada vez mais relevante aos investidores dada sua capacidade de reduzir incertezas (Hendriksen& Van Breda, 1999). No entanto, a discussão de como medir a disclosure permanece um desafio na literatura atual sendo, muitas vezes, solucionado com a construção de índices. Estes índices apresentam uma gama de variáveis e metodologias não havendo um padrão amplamente difundido dada a complexidade de quantificar disclosure (Feyitimi, 2014, Botosan, 1997, Hail, 2002)

Para a seleção dos periódicos foi realizado um cruzamento entre os ranking elaborados por Chen e Huang (2007) e Currie e Pandher (2011). Definidos os periódicos, aplicou-se um filtro com as palavras disclosure e index objetivando reduzir a amostra a aqueles artigos que mensuraram a disclosure. Por fim, fez-se uma análise de redes sociais de coautoria, instituições e países por meio do software UCINET e usou-se o Wordle para a visualização das palavras chave.

Na análise dos 42 artigos, observou-se que apesar da predominância de parcerias nas publicações não houveram autores que se destacassem como referência nesta área. Na análise de redes de instituições, o Federal Reserve foi identificado como a instituição mais profícua e as universidades New York University e University of California as com maior centralidade da amostra. Estes resultados reforçam a liderança dos EUA como o país que concentra a maioria dos estudos relacionados ao tema.