RESUMO
Código: 440
Tema: Processo Estratégico nas Organizações

 

Abrir
Arquivo

 
Análise de Um Projeto de Alinhamento Estratégico em Uma Empresa do Setor de Telecomunicações Sob A Perspectiva das Metáforas Organizacionais da Cultura e do Cérebro
 

Mudanças tecnológicas têm transformado os meios de comunicação e consequentemente o setor de telecomunicações. Para acompanhar as mudanças de comportamento do consumidor é importante que as empresas deste setor adequem suas estratégias e evoluam. A mudança de uma cultura organizacional requer tratamento como de um projeto. As metáforas são figuras de linguagem que permitem estabelecer comparações para descrever algo, sendo então úteis no entendimento de organizações e de projetos.

Neste artigo pretende-se realizar uma análise ex post de um projeto de unificação cultural em uma multinacional do setor de telecomunicações, sob a luz das metáforas organizacionais do cérebro e cultura, propostas por Morgan (2006). Neste estudo de caso propõem-se as seguintes questões de pesquisa: como o projeto estudado pode ser analisado pelas metáforas do cérebro e cultura? Há diferença entre a visão que a empresa almejou através do projeto estudado e a visão percebida pelos colaboradores?

São constructos fundamentais: alinhamento estratégico e as metáforas organizacionais do cérebro e cultura. O uso de metáforas múltiplas é aplicado para entender a organização e sua administração, mostrando coexistência, ou apoiando ou contradizendo a outra (Morgan, 2006). Um dos aspectos do alinhamento estratégico é a implementação da nova estratégia por meio da disseminação a todos os níveis hierárquicos da organização, transformando ou recriando a cultura (Prieto, Carvalho, & Fischmann, 2009).

A presente pesquisa possui característica qualitativa exploratória descritiva (Gil, 2002). Realizou-se estudo de caso único, baseado em entrevistas, investigando-se a situação empiricamente e em profundidade (Yin, 2015) tendo como unidade de análise o projeto de unificação cultural de uma multinacional do setor de telecomunicações. Após realização de duas etapas distintas de entrevistas, buscou-se triangular os dados obtidos nas diferentes fontes primárias e secundárias.

Verificou-se que há aderência entre a visão passada pelos altos executivos e a visão dos colaboradores técnicos em nível operacional. O Projeto estudado pôde ser analisado sob à luz da metáfora do cérebro, assim propiciando a otimização dos aspectos positivos. Todavia, as entrevistas foram realizadas em apenas uma vice-presidência, de um país, e com um número limitado de participantes. Não se pôde verificar conclusivamente o alinhamento cultural dos mesmos.