RESUMO
Código: 441
Tema: Inovações em TI e Redes Sociais

 

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M-commerce Como Canal de Vendas: Uma Revisão da Literatura
 

Nos anos 1990, o comércio, como era conhecido até então, sofreu profundas mudanças com a chegada do comércio eletrônico. Na década seguinte, surge uma nova tecnologia - a dos dispositivos móveis com acesso à internet - que revoluciona a forma como eram feitas as transações de comércio eletrônico até então. Essa nova forma de comércio é denominada m-commerce. Esta modalidade de comércio vem apresentando grande potencial de crescimento nos últimos anos.

Apesar do crescimento, muitos dos estudos desenvolvidos sobre m-commerce focam apenas o usuário final. Assim, o objetivo desta pesquisa foi selecionar, por meio de busca sistemática, artigos que discutem a adoção do m-commerce, por parte das empresas, como um canal de vendas. A partir dos estudos encontrados, buscou-se analisar o que é apontado em termos de vantagens efetivas e esperadas e barreiras para implementação do serviço.

M-commerce trata-se do serviço de comércio eletrônico realizado por meio de dispositivos móveis com conexão à internet. Este serviço fez surgir uma ferramenta de marketing com grandes possibilidades como canal de vendas, visto que possui algumas características que o diferenciam da tradicional forma de comércio eletrônico: oferta de serviços baseados na localização do usuário, acesso a qualquer hora e em qualquer lugar, mobilidade e personalização.

Este trabalho trata-se de uma pesquisa documental, qualitativa, realizada com dados secundários. Os dados foram coletados por meio de busca sistemática em nove bases de dados. Foram buscados artigos publicados em anais de congressos e em revistas científicas. Encontrou-se dezesseis estudos que atendem ao objetivo desta pesquisa. Com base nestes documentos, realizou-se uma análise bibliométrica e apresentou-se e discutiu-se os resultados encontrados nestas pesquisas.

Foram encontrados nove artigos publicados em revistas científicas e sete em anais de congressos. Cada um desses trabalhos está publicado em locais diferentes. Também não há foco em um setor específico no qual os estudos analisados foram desenvolvidos. Resumidamente, os artigos analisados abordam questões como: fatores de influência à adoção; benefícios e efeitos; barreiras para adoção; e fatores críticos de sucesso. A maior parte dos estudos discute os benefícios da adoção do canal de vendas.