RESUMO
Código: 453
Tema: Comportamento do Consumidor - Estudos Qualitativos Dedutivos

 

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Se Não Tem Problema Para Mim, Tudo Bem! Analisando O Papel dos Riscos e da Ética no Consumo de Falsificados
 

As vendas de produtos falsificados movimentam bilhões de dólares por ano, sendo lucrativo devido à sua alta demanda (Lu & Lu, 2010). O trabalho visa preencher lacunas teóricas acerca da influência das dimensões da ética e do risco no consumo de falsificados, que permitam ampliar o entendimento do consumidor desse segmento. Para isso, o estudo considerou dois produtos falsificados, nos quais um indica baixos riscos globais, enquanto o outro pressupõe significativos riscos ao consumidor.

A literatura sobre comportamento do consumidor carece de estudos acerca da influencia da ética e dos riscos no consumo de falsificados. Nesse sentido, o estudo pretende responder à seguinte questão: qual o papel da ética e do risco no consumo de produtos falsificados com características distintas? Pretende-se ainda verificar como as dimensões do risco interferem no comportamento de compra de falsificados, assim como compreender a inclinação ética dos consumidores de tais produtos.

A revisão baseou-se em dois construtos: risco, considerando os estudos de Bauer (1960) e Mai e Niemando (2012) para tratar da subjetividade, bem como a análise de cada dimensão do risco (financeira, de desempenho, psicológica, social e física), e ética, que, com base no modelo proposto por Hunt e Vitell (2006), analisa as dimensões deontológica (na qual os indivíduos consideram leis morais, independente dos fins) e teleológica (na qual consumidores agem de acordo com as consequências)

A pesquisa, exploratória, com abordagem qualitativa, contou com quatorze entrevistas em profundidade com universitários, escolhidos de forma não aleatória, por acessibilidade. As entrevistas seguiram um roteiro de entrevistas, desenvolvido com base na literatura. Por se tratar de tema delicado, o roteiro contou com cenários e personagens fictícios, permitindo obter opiniões mais espontâneas. A análise de conteúdo foi o método de análise de dados utilizado.

Quanto às dimensões éticas, os entrevistados demonstraram maior inclinação para a teleológica, visto que as consequências do consumo de falsificados tinham grande relevância. No tocante aos riscos, foi possível perceber, no consumo de whisky falsificado, que as dimensões se reforçavam mutuamente e aumentavam a percepção do risco global e que as dimensões do risco não influenciavam significativamente a intenção de compra, no consumo das camisas falsificadas.