RESUMO
Código: 458
Tema: Finanças Comportamentais e Pessoais

 

Abrir
Arquivo

 
Efeito Manada no Mercado de Capitais: Um Estudo Com Gerentes de Bancos Públicos do Distrito Federal
 

Na teoria de finanças comportamentais, perdas e ganhos não teriam impacto linear na utilidade do investidor. As perdas causariam uma reação maior que os ganhos na mesma magnitude de variação, sugerindo que o investidor é avesso á perdas e não a risco. Haveria também evidências que investidores sofreriam influência na compra de ações, gerando assim um efeito manada no mercado de capitais.

O objetivo do trabalho é verificar se os gerentes de bancos estatais, autorizados a recomendar investimentos, sofrem influência de opiniões s externas em decisões de aquisição de ativos financeiros, devido ao efeito manada descrito pela teoria comportamental de finanças, ou se a decisão se aproxima de escolhas sobre racionalidade como preconiza a teoria clássica de finanças.

Trueman (1994) estudou o “efeito manada” pela ótica do analista. Os seus achados evidenciam que as previsões produzidas não refletem as informações disponíveis de forma imparcial. Já Lakonishok, Shleifer e Vishny (1992) investigaram o efeito manada em 769 fundos americanos. Não foi verificado evidências significativas no comportamento desses gestores. No Brasil, Kutchukian, Eid Junior e Dana (2010), encontraram evidências de efeito manada em diversos grupos de investidores.

Foram aplicados 80 questionários com gerentes autorizados a recomendar investimentos, em três bancos públicos localizados no Distrito Federal, no ano de 2015. Para a operacionalização estatística, foram utilizados testes de hipóteses para verificar se existiam diferenças significativas entre a escolha de gerentes sobre incluência externa e de outros sem a interferência exterior.

Para a qualificar a empresa, o resultado obtido sugere que a opinião do analista não interferiu. Apenas o indicador de endividamento apresentou diferença significativa entre as médias. Já quanto a opção de compra e a opinião, pode-se afirmar que dentro do grupo com opinião do analista houve, em média, um maior número de gerentes optando pela compra das ações dessa empresa.