RESUMO
Código: 472
Tema: Estrutura de Capital e Valor

 

Abrir
Arquivo

 
Estrutura de Capital e Assimetria de Informação: Um Estudo em Empresas Brasileiras de Capital Aberto do Setor de Energia Elétrica
 

A forma como as empresas definem sua estrutura de capital tem sido um assunto bastante discutido, porém, até o momento, não é possível identificar um único fator que possa ser considerado determinante para a estrutura de capital. Vários estudos foram elaborados indicando que fatores como imperfeições existentes no mercado, custos de falência, custos de agência, entre outros, interferem na forma em que as empresas financiam suas atividades.

Diante do impasse em relação aos fatores determinantes da estrutura de capital e da escassez de estudos aplicados a realidade brasileira, se faz necessário a aplicação das teorias dentro de tal mercado. Para tanto o presente estudo teve como objetivo verificar se assimetria de informação interfere na definição da estrutura do capital nas empresas brasileiras de capital aberto do setor de energia elétrica no período de 2008 a 2012.

O trabalho está embasado principalmente nos conceitos de: Teoria da Agência, Governança Corporativa, Assimetria de Informação, Estrutura de capital, Teoria da Pecking Order, Evidências Empíricas e o Setor de Energia Elétrica.

A amostra utilizada compreende as empresas brasileiras de capital aberto do setor de energia elétrica listadas na Bovespa, com dados dos anos de 2008, 2009, 2010, 2011 e 2012. Os dados foram coletados por meio do banco de dados Economática. Ao final da filtragem, a amostra contou com um total de 31 empresas do setor de energia elétrica. Foi aplicada a metodologia de dados em painel.

Os resultados mostram que a assimetria de informação interfere na estrutura de capital das empresas do setor de energia elétrica no período estudado.