RESUMO
Código: 481
Tema: Responsabilidade Social Corporativa (RSC)

 

Abrir
Arquivo

 
Praticas de Responsabilidade Social Corporativa em Empresas Multinacionais.
 

A busca pela maximização de lucros prevaleceu como sendo o principal objetivo que conduzia Empresas Multinacionais (EMN’s) a operarem em ambientes externos, entretanto, essas EMN’s conscientes de que sua missão vai muito além deste item, reconhecem a Responsabilidade Social Corporativa (RSC) como um fator de sucesso para sua perpetuação (TIXIER, 2003).

Este estudo procura responder a pergunta: Quais as práticas de responsabilidade social adotadas por empresas multinacionais em mercado de acolhimento. Busca atender o objetivo de descrever os principais estudos acadêmicos de periódicos internacionais que abordam estudos empíricos nesta temática.

O trabalho tem base nos conceitos de empresas multinacionais, RSC e descrição de acordo bilaterais. A configuração mais extensa é apresentada por Bartlett e Ghoshal (1999), nos quais propõem as quatro categorias específicas representadas pela empresa Multinacional, Global, Internacional e Transnacional. Para responsabilidade social utilizou-se a definição de Carrol (1991), os quatro pilares da responsabilidade social, incluem responsabilidade econômica, ética, legal, e o pilar da filantropia.

Estudo exploratório, com abordagem qualitativa. Quanto aos procedimentos, optou-se pela obtenção dos dados de pesquisa em bancos de dados na internet, investigando em base de dados de periódicos internacionais, documentos que abordam simultaneamente os temas: Empresas Multinacionais e Responsabilidade Social Corporativa. Neste contexto, este estudo selecionou 13 estudos empíricos, publicados em Janeiro de 2010 até Janeiro de 2015, obtidos na base de dados Scopus,

Os estudos abordam, em sua maioria, empresas do tipo multinacional, localizadas principalmente em países em desenvolvimento, localizados no continente latino americano, africano e asiático. A análise de diversos acordos internacionais demonstra que, de fato, a comunidade internacional vem assumindo, há décadas, o desenvolvimento sustentável como objetivo (MATIAS, 2014), entretanto o conceito de RSC ainda não está totalmente delineado.