RESUMO
Código: 483
Tema: Comportamento Organizacional

 

Abrir
Arquivo

 
A Influência da Cultura Organizacional no Estilo de Liderança: Um Estudo em Organizações Hospitalares da Região Sul do Brasil.
 

Existe uma relação próxima entre a cultura organizacional e a liderança. As características de uma cultura organizacional são ensinadas por suas lideranças e geralmente adotadas por seus seguidores, as normas culturais surgem e mudam conforme os líderes reagem a crises, seus modelos de comportamento e de quem eles atraem para suas organizações (BASS; AVOLIO, 1993). Para Schein (1992) a cultura e a liderança estão relacionadas e não podem ser compreendidas separadamente.

Este estudo procura responder à pergunta: Qual a influência da cultura organizacional no estilo de liderança predominante na organização hospitalar? Tem como objetivo identificar aspectos da cultura organizacional e estilos de liderança presentes em duas organizações hospitalares, bem como a influência da cultura sobre os estilos de liderança. Permite a análise da influência da cultura nos estilos de liderança na organização, proporcionando interpretações sobre o cenário atual da instituição.

Buscou-se como referenciais teóricos o conceito de cultura organizacional, liderança transformacional e transacional e, ainda, a relação entre cultura e liderança. Para análise da cultura organizacional, utilizou-se como base as dimensões de Hosfted: distância do poder, individualismo/coletivismo, masculinidade/feminilidade, aversão à incerteza e orientação temporal. Para a liderança os estilos: transformacional, transacional e sem liderança (AVOLIO; BASS, 1995).

Pesquisa exploratória, descritiva e causal com abordagem quantitativa. Realizada com 61 líderes de duas organizações hospitalares. A coleta de dados foi feita por meio de um questionário. A primeira parte do questionário refere-se aos aspectos da cultura organizacional. A segunda parte é auto avaliação sobre o estilo de liderança. A análise descritiva ocorreu através do software SPSS®. A análise causal, por meio de Modelagem de Equações Estruturais, com apoio do software AMOS® versão 21.

Os resultados indicaram que as características da cultura organizacional segundo a percepção dos líderes respondentes são: pequena distância do poder, coletivismo, aversão à incerteza, feminilidade e orientação temporal. A dimensão da cultura com maior predominância foi a aversão à incerteza. Em relação aos estilos de liderança, faz-se presente os estilos de liderança transformacional e transacional. A dimensão da cultura que mais influencia o estilo de liderança foi o coletivismo.