RESUMO
Código: 490
Tema: Planejamento e Organização de Cursos e Programas

 

Abrir
Arquivo

 
A Adoção do Sisu e A Evasão Na Universidade Federal de Uberlândia
 

A evasão é um fenômeno que afeta de maneira geral todas as Instituições de Ensino Superior no país, sejam elas públicas ou privadas. É nesse contexto que se insere a Universidade Federal de Uberlândia – UFU, objeto deste estudo. O principal objetivo desse trabalho foi verificar o comportamento do percentual de alunos evadidos nos anos antes (2006 a 2010) e depois (2011 a 2014) da adoção do Sistema de Seleção Unificada – SISU.

Diante desse cenário, o presente trabalho tem a seguinte questão de pesquisa: os percentuais de alunos evadidos por área de conhecimento na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) tiveram alterações significativas após a adesão ao SISU? Diante desse questionamento, o objetivo principal do trabalho é observar se as taxas de evasão da UFU se alteraram após a adesão ao SISU, ou seja, de 2011 em diante.

Ela ocorre nos vários ciclos do aprendizado, passando pelo ensino fundamental, ensino médio e superior. É um fenômeno social complexo, definido como a interrupção no ciclo de estudos e consequente abandono da instituição onde o indivíduo desenvolvia suas atividades educacionais (GAIOSO, 2005). Pesquisas apontam que os índices de evasão alcançam até 50% dos matriculados nos cursos superiores (BARDAGI E HUTZ, 2009).

Quanto à abordagem do problema, a pesquisa é de natureza quantitativa, pois é utilizado o teste estatístico binomial para análise dos dados. Segundo Beuren et al. (2009, p. 92) a análise quantitativa “caracteriza-se pelo emprego de instrumentos estatísticos, tanto na coleta, quanto no tratamento dos dados”. Quanto ao delineamento, trata-se de uma pesquisa documental, uma vez que são utilizados dados relativos à evasão obtidos junto à PROGRAD/UFU.

A soma de alunos evadidos nos anos anteriores ao SISU na UFU foi de 6.056 (40,14%). Após a adoção do SISU pela UFU o total de alunos evadidos foi de 9.032 (59,86%), totalizando as 15.088 (100%) ocorrências encontradas no banco de dados de alunos evadidos da instituição. Nos dados não são considerados os alunos formados, matriculados e ingressantes, somente os evadidos. Assim verifica-se que houve um maior percentual de alunos evadidos após a adoção do SISU do que antes, quando adotava vestibular