RESUMO
Código: 491
Tema: Significado do Trabalho, Satisfação e Mecanismos de Recompensa

 

Abrir
Arquivo

 
Espiritualidade no Ambiente de Trabalho: Estudo Bibliométrico da Produção Acadêmica Nacional 2010-2014.
 

Nas últimas décadas a humanidade tem passado por transformações diversas modificando seus hábitos, costumes e valores. O mundo corporativo não ficou à margem dessas transformações e por conta disso vem derrubando tabus e inserindo novos temas no ambiente empresarial. A espiritualidade no ambiente de trabalho – EAT, é um exemplo, vem ganhando espaço e aos poucos, mesmo que sutilmente, tem sido introduzida nas organizações (VASCONCELOS, 2007).

Este estudo se preocupou em investigar: como a temática da espiritualidade no ambiente de trabalho é abordada nas produções científicas recentes? O objetivo do estudo é analisar as características da produção brasileira sobre espiritualidade no ambiente de trabalho, do período 2010-2014, no que diz respeito ao enfoque temático, às características de autoria e às características metodológicas da produção, a fim de indicar o estado deste conhecimento.

O ser humano está inserido no espaço e no tempo, seu universo é repleto de signos, metáforas, imagens, símbolos, emblemas. Contudo, a transformação no meio organizacional provoca questionamentos acerca do sentido do trabalho, de sociedade e de vida. A espiritualidade nas organizações destaca as oportunidades para realizar trabalho com significado, com inserção num contexto de comunidade, com sentimentos de alegria e de respeito pela vida interior (GUILLORY, 2002, ROBBINS, 2009).

Trata-se de uma pesquisa descritiva, qualitativa e bibliográfica, com o uso do método bibliométrico e a técnica de análise de conteúdo. A coleta de dados foi realizada nos periódicos brasileiros classificados nos estratos A1, A2, B1, B2 e B3 pelo sistema WebQualis Capes, área de Administração, Contabilidade e Turismo e nos eventos E1 e E2 também pelo sistema WebQualis Capes das áreas de Administração, Contabilidade e Turismo (triênio 2007-2009), além dos eventos realizados SBEO.

A produção versa sobre aplicabilidade nas organizações, novas formas de controle das pessoas em situação de trabalho, entendimento e percepção sobre as práticas, produção acadêmica e relação entre espiritualidade, valores humanos e comprometimento organizacional. A autoria se caracteriza pela parceria, sendo que 50% da produção é de origem da UFPE. Predomina o uso de autores estrangeiros nas referências. Há preferência por pesquisa qualitativa e uso do método estudo de caso e bibliográfico.