RESUMO
Código: 506
Tema: Processo Estratégico nas Organizações

 

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Implementação Estratégica: Uma Análise Bibliométrica da Produção Científica de 1988 A 2014
 

A preocupação das organizações com implementações estratégicas eficientes pode ser compreendida como uma resposta aos novos desafios ambientais que se apresentam. Embora possa haver uma convergência entre acadêmicos e gestores sobre a importância e a ineficiência na implementação estratégica, parece não haver consenso sobre a forma ideal de executá-la, em busca dos resultados almejados. Desta forma, torna-se relevante ampliar a compreensão do campo de estudo da implementação estratégica.

No sentido de contribuir para ampliar a compreensão da literatura existente, o principal objetivo desta pesquisa é analisar a produção científica sobre implementação estratégica em organizações, propondo os seguintes objetivos específicos: identificar as expressões-chave mais utilizadas; identificar os artigos e autores mais relevantes; identificar os periódicos que concentram as publicações sobre o assunto; e identificar tendências e campos de estudo correlatos ao tema.

A Implementação ou execução estratégica pode ser definida como a “etapa na qual se dá, ou não, a conversão do planejado em realidade” (FISCHMANN, 1987). Bossidy e Charan (2004) complementam afirmando que “é uma forma sistemática de expor a realidade e agir sobre ela”. De forma geral, as principais discussões sobre implementação estratégica concentram-se sobre questões de estrutura, gestão de pessoas e liderança e mecanismos de monitoramento e controle (BOSSIDY; CHARAN, 2004).

Realizou-se um estudo bibliométrico e bibliográfico da amostra de 311 artigos selecionada na base de dados ISI – Web of Knowledge, entre os anos de 1988 e 2014. A análise foi realizada em três etapas: descritiva, bibliométrica e bibliográfica. Análise descritiva: levantamento quantitativo dos artigos; Análise bibliométrica: organização e sistematização de informações conforme Guedes e Borschiver (2005); Análise bibliográfica: identificação de tendências e campos de estudo correlatos.

Dentre os resultados encontrados, identificou-se os 10 artigos e 20 autores mais relevantes sobre a temática. Destaca-se que o SMJ – Strategic Management Journal concentra as publicações e citações sobre o tema. Os artigos mais relevantes utilizam “corporate strategy”, “marketing strategy” e “agency theory” como arcabouços teóricos. A análise aponta que os estudos concentram-se em enfoques ligados a mecanismos de controle e estímulo e resultados, com foco na alta gestão.