RESUMO
Código: 513
Tema: Simbolismos, Culturas e Identidades Organizacionais

 

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Construindo Identidades A Partir de Práticas Discursivas de Estratégia: Contribuições da Análise de Discurso Crítica à Estratégia Como Prática
 

Com o apoio de teorias sociais características da virada para a prática a abordagem da Estratégia como Prática tem se desenvolvido como uma perspectiva preocupada com as interações relacionadas ao trabalho estratégico. A partir dessa abordagem é possível entender as estratégias organizacionais como fenômenos constituídos por práticas sociais, discursos e textos, que por sua vez, se relacionam com a identidade dos estrategistas em seus diversos níveis.

Assim, questionamos: como a Análise de Discurso Crítica (ADC) pode contribuir epistemo-metodologicamente para a compreensão da construção das identidades nas organizações a partir dos discursos de estratégia? Temos como objetivo, então, discutir como a Análise de Discurso Crítica pode contribuir epistemo-metodologicamente para a compreensão de construções identitárias a partir dos discursos de estratégia.

Contextualizamos as discussões acerca das bases epistemológicas da Estratégia como Prática com ênfase nas práticas discursivas e nos discursos de estratégia. Na sequência discutimos o conceito de identidade e sua construção nas organizações. Por fim, apresentamos os pressupostos da Análise de Discurso Crítica e suas contribuições para o estudo das identidades.

O estudo é desenvolvido em forma de um artigo teórico. Dessa forma, pretende contribuir apresentando uma proposta de pesquisa que pode ser aplicada em estudos empíricos.

Entendemos que a identidade do sujeito pós-moderno é descentrada e que as estratégias organizacionais são constituídas por discursos, que por sua vez exercem forte influência na construção identitária de seus praticantes. Utilizando da noção de significado identificacional dos discursos que a ADC discute, é possível investigar a (re) construção da identidade a partir da análise das categorias: avaliação, modalidade e metáfora.