RESUMO
Código: 519
Tema: Organização e Processos para Inovação

 

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A Relação Entre A Formulação Estratégica e A Inovação: Estudo de Caso de Uma Empresa do Setor de Desmanche de Caminhões.
 

Os motivos que levam à inovação podem ser vários, como redução de custos, ganhos de qualidade, lucratividade, desempenho e competitividade, ampliação de demanda, criação de vantagem competitiva etc., os quais também fazem parte dos norteadores do processo de desenvolvimento estratégico, mostrando a relação existente entre esses dois conceitos, pois a inovação não pode estar desassociada dos contextos competitivo e estratégico da firma. Com base nesse cenário que seu definiu o estudo proposto.

O problema de pesquisa proposto é analisar qual a relação entre a estratégia e as iniciativas de inovação da empresa. Assim, o objetivo geral é entender como e se a formulação estratégica da empresa direciona e oferece as premissas para suas iniciativas de inovação. Os objetivos específicos, por tanto, são: caracterizar o processo de formulação estratégica da empresa; identificar as principais iniciativas de inovação; e analisar a relação entre a estratégia e as inovações geradas pela empresa.

Após breve análise sobre o pensamento estratégico e revisão dos conceitos de estratégia e das razões para desenvolvê-la, trabalhou-se o processo de formulação estratégica com foco na visão baseada em recursos, em função de oportunidades externas e da gestão de ativos estratégicos. Quanto à inovação, a análise passou por seus principais conceitos, suas diferentes formas, inclusive no âmbito da gestão, e sobre como as organizações inovam em função dos tipos de inovação previstos no Manual de Oslo.

Foi adotada metodologia qualitativa, com utilização do método de estudo de caso único como estratégia de investigação, a partir da análise da empresa JR Diesel. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas, complementadas por observação local. Para tratamento e análise dos dados utilizou-se a técnica da análise de conteúdos, a partir da análise categorial, obedecendo aos critérios de exclusão mútua, homogeneidade, pertinência, objetividade, fidelidade e produtividade.

Verificou-se que a estratégia da empresa era embasada pelo desenvolvimento de seus ativos estratégicos, e ao mesmo tempo norteada pela oportunidade de um mercado inexplorado. Ficou evidente também o foco da empresa em inovação não só na oferta de valor diferenciado para seus clientes, mas também internamente no desenvolvimento de seus ativos estratégicos, passando por processos, estrutura, cultura e marca. Os dados mostraram também relação entre a estratégia da firma e seus esforços de inovação.