RESUMO
Código: 521
Tema: Estratégia Corporativa e de Stakeholders

 

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Stakeholder Engagement: Uma Análise das Práticas de Engajamento Divulgadas Pelas Empresas
 

A definição dos estudiosos sobre o tema stakeholder engagement variam, no entanto, todos ressaltam a importância do engajamento dos stakeholders para o desenvolvimento e manutenção das organizações, portanto, este trabalho pretende contribuir para a conceituação das práticas de stakeholder engagement, uma vez que, na literatura verifica-se a ausência de definição do que se constituem estas práticas.

A questão de pesquisa deste trabalho é: Quais são as práticas de stakeholder engagement adotadas e divulgadas pelas organizações através do Índice de Sustentabilidade Empresarial e dos relatórios de sustentabilidade? O objetivo geral desta pesquisa é analisar, sistematizar e categorizar as práticas de stakeholder engagement discutidas na literatura e divulgadas através do ISE e dos relatórios de sustentabilidade das empresas.

Freeman (1984) afirmou que dar aos stakeholders uma causa para se engajar poderia trazer efeitos positivos para a organização. Greenwood (2007) definou stakeholder engagement como o conjunto de práticas realizadas por uma organização com o objetivo de envolver seus stakeholders. As empresas que estão ativamente engajadas com os stakeholder são as que criam melhor valor para eles (Freeman, Harrison & Wicks, 2007; Tantalo & Priem, 2014).

A abordagem desta pesquisa é qualitativa. O método pode ser caracterizado como descritivo e de revisão bibliográfica, utilizados na categorização das práticas de stakeholder engagement. Na análise de dados empregou-se a técnica quantitativa estatística de Correlação de Pearson por meio do software SPSS. Os dados foram coletados dos relatórios de sustentabilidade e dos Índice de Sustentabilidade Empresarial divulgados pelas empresas que compuseram a amostra.

A pesquisa demonstrou não haver correlação entre as práticas de stakeholder engagement divulgadas pelas empresas através dos relatórios de sustentabilidade e do Índice de Sustentabilidade Empresarial. Ao se analisar as categorias de práticas de engajamento, verificou-se que a categoria predominante é a de Informação. As categorias Consulta e Negociação contém poucas práticas elencadas. A categoria Parceria se constitui de muitas práticas, no entanto, poucas são adotadas pelas empresas.