RESUMO
Código: 524
Tema: Crédito e Análise Setorial

 

Abrir
Arquivo

 
Moral Hazard e Seleção Reversa de Fornecedores de Trade Credit: Um Survey Com Firmas Não Listadas
 

Este survey descreve tanto as práticas de comportamentos ocultos como os motivos de 154 executivos na escolha de credores de trade credit (TC), que sofrerão atrasos nos recebimentos. Estima-se, ainda, a taxa efetiva mensal com custos das penalidades financeiras. O risco moral e a seleção adversa são questões críticas e ao atrasar os pagamentos de TC o devedor faz a seleção reversa do fornecedor (fenômeno do “fogo amigo”) que não receberá pontualmente seus créditos.

A quebra de contrato, ex post, entre parceiros comerciais é um evento crível em todas as economias. No entanto, as normas diferem entre países e os gestores incorrem em risco moral com o credor. O objetivo neste levantamento inédito e estudar as micro ações dos gestores a fim de identificar e descrever as intenções ocultas de gestores de firmas não listadas em bolsa no tocante à prática de delinquência financeira contra fornecedores de créditos comerciais.

Fundamentalmente, o estudo é estruturado a partir da integração entre os fundamentos das seguintes perspectivas teóricas: da economia de custos de transações, de trade credit, de assimetria de informações, de custos de agência entre fornecedores, bancos e firmas, moral hazard e seleção adversa.

Estruturou-se, com base da literatura anterior, um instrumento para coleta de dados sobre relacionamento com fornecedores de créditos comerciais. Após a fase de validação de conteúdo, por especialistas, o questionário foi pré-testado com dirigentes de firmas. A amostra foi não probabilística, por conveniência de acesso e adesão espontânea de gestores. Os dados foram obtidos, de forma anônima, por entrevistadores ou auto-administrados, se o respondente desejasse.

O risco moral é praticado por 87% dos dirigentes. Há uma pecking order entre os distintos credores das firmas quando precisam adiar o pagamento de obrigações. A falta de liquidez, os altos custos de transação, o estilo de política de cobrança são os motivos mais influentes do atraso. O fator de maior importância é o registro do boleto no sistema de cobrança do banco. A taxa do custo com penalidades é de 8,70% ao mês!