RESUMO
Código: 525
Tema: Estratégia Corporativa e de Stakeholders

 

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Gestão e Priorização de Stakeholders em Empresas Familiares
 

Em empresas familiares, os membros da família representam um poderoso grupo adicional de stakeholders, com o qual empresas não familiares não precisam lidar. Além disso, empresas familiares possuem características que as distinguem das demais: orientação de longo prazo; identificação da família com a empresa; preocupações com a reputação da família e da empresa; e presença de múltiplos objetivos, como a preservação do investimento socioemocional feito pela família.

As características peculiares às empresas familiares levam os gestores dessas empresas a perceberem e coordenarem de forma diferente os interesses de seus stakeholders. A coordenação de stakeholders é ainda uma questão sem consenso e em contínuo desenvolvimento. Em empresas familiares, ela ainda é mais incipiente. Diante desse contexto, o presente trabalho busca responder ao seguinte problema de pesquisa: De que forma se caracteriza a saliência de stakeholders em empresas familiares?

A fundamentação teórica do trabalho foi feita com base na literatura de empresas familiares e de gestão de stakeholders. A revisão bibliográfica aborda os seguintes tópicos: Empresas familiares; Gestão de Stakeholders; Gestão de Stakeholders em Empresas Familiares; Saliência de Stakeholders em Empresas Familiares.

O presente trabalho é um ensaio teórico. Para responder ao problema de pesquisa, primeiramente foram verificadas as semelhanças e diferenças na coordenação de stakeholders em empresas familiares e empresas não familiares encontradas na literatura. Em seguida, foi feita a adaptação da Teoria dos Stakeholders para o contexto das empresas familiares. E, finalmente, foi proposto o modelo para analisar e descrever a saliência de stakeholders em empresas familiares.

A saliência dos stakeholders em empresas familiares não é percebida somente de acordo com os atributos de poder, legitimidade e urgência acumulados por cada grupo de stakeholder, conforme defendido pelo modelo mais aceito na literatura. A saliência em empresas familiares é determinda também pela orientação da identidade organizacional e pelos valores, objetivos e necessidades dos gestores. Essas empresas possuem diferentes motivações para se engajarem em diferentes demandas de stakeholders.