RESUMO
Código: 540
Tema: Governo Eletrônico e Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) para o Desenvolvimento

 

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Biblioteca Virtual: Uma Análise dos Fatores Antecedentes da Intenção de Uso dos Estudantes do Ensino Superior
 

Este estudo analisou os fatores antecedentes que podem influenciar a intenção de uso da Biblioteca Virtual de uma Instituição de Ensino Superior. Utilizou-se o Modelo de Aceitação de Tecnologia - TAM (DAVIS, 1986) com adição das variáveis externas Estímulo Docente e Hábito a fim de ampliar o poder de explicação da intenção de uso dos usuários em questão.

Problema: Quais fatores antecedem a intenção de uso da Biblioteca Virtual por estudantes de graduação de uma instituição de ensino superior? Objetivo: Identificar e analisar os fatores antecedentes da intenção de uso da Biblioteca Virtual pelos alunos de graduação das modalidades presencial e a distância, identificando os fatores que melhor explicam a intenção de uso.

Na revisão bibliográfica são trabalhados os temas: Inovação tecnológica e processos educacionais, Educação a distancia, biblioteca virtual, perfil dos alunos do ensino presencial e EAD, processo de ensino-aprendizagem, adoção de tecnologias da informação e Modelo de Aceitação de Tecnologia – TAM.

De abordagem quantitativa, este estudo é de corte transversal único de caráter confirmatório. A coleta de dados empíricos foi realizada por meio de surveys onde as informações foram coletadas por meio de um questionário que utilizou a escala Likert de sete pontos. Foram validados 406 questionários sendo 132 questionários respondidos por alunos da EAD e 274 questionários respondidos por alunos do ensino presencial. A amostra foi coletada em uma IES localizada em São Bernardo do Campo (SP).

Identificou-se que o Hábito influencia positivamente a intenção de uso da biblioteca virtual. Os resultados ainda mostraram que o Estímulo Docente também apresenta influência positiva e significante no Hábito, na Utilidade Percebida e na Facilidade de Uso. Corroborando com o modelo TAM, Utilidade Percebida é o fator que mais influencia a intenção de uso da biblioteca virtual por estudantes de graduação, porém nesta aplicação a Facilidade de Uso não teve efeitos significantes.