RESUMO
Código: 545
Tema: Simbolismos, Culturas e Identidades Organizacionais

 

Abrir
Arquivo

 
da Escola de Administração do Ceará (eac) Para O Cesa/uece: Uma Trama Histórica.
 

Com base em discussões sobre a história nos estudos organizacionais, a presente pesquisa, valendo-se do método histórico, objetivou construir a trama da Escola de Administração do Ceará (EAC). Identificou-se três períodos entre os anos 1957 a 1979. As tramas narrativas revelaram, em primeiro lugar, uma escola experimental de caracteres híbridos em termos curriculares e estruturais, até a consolidação da identidade do curso de graduação em Administração na Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Este trabalho propõe-se dar continuidade a pesquisas históricas em Administração, buscando preencher uma carência desses estudos na região Nordeste. Com isso, apresenta-se discussões acerca da historia da criação do curso em Administração da Universidade Estadual do Ceará (UECE), cujo quadro histórico é formado pela criação da Escola de Administração do Ceará (EAC), compreendendo assim suas possíveis influências nacionais e internacionais.

Ao apoiar-se na historiografia organizacional, pode-se observar os contextos sociais e políticos que favoreceram o desenvolvimento do conhecimento administrativo e em EORs tais como, por exemplo, o ambiente da Guerra Fria que contribuiu para a disseminação desses saberes com inclinações a valores americanos (COOKE, 1999). A abordagem histórica introduz diversos elementos para melhor descrever as escolas de Administração. Fischer (1984) já delineava os traços históricos do ensino nessa área.

O percurso metodológico do presente estudo baseia-se em uma pesquisa histórica, valendo-se de fontes primárias com materiais obtidos através da realização de entrevistas (BOOTH; ROWLINSON, 2006) e secundárias do tipo documentais, levantadas em diferentes arquivos (ATKINSON; COFFEY, 1998).

Em um primeiro momento, visualizam-se as influências que a EAC recebeu: norte-americanas, nacionais e das agências e elites locais. Já o segundo período evidencia o desenvolvimento de uma instituição hibrida tanto em termos curriculares como estruturais pelo embate entre o poder estadual agregado à uma instituição federal, e suas implicâncias. O terceiro e último período apresenta a consolidação de uma identidade do curso de Administração integrante da Universidade Estadual do Ceará.