RESUMO
Código: 546
Tema: Comportamento do Consumidor - Estudos Descritivos Quantitativos

 

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Personalidade de País e Auto Congruência: Um Estudo Sobre O Brasil
 

A tentativa de associar o país com as características da personalidade humana pode ajudar os gestores a focar o seu público-alvo ou até mesmo mudar a imagem do país para que o seu público também se altere. O Brasil claramente tem um grande potencial no que se refere ao turismo, no entanto, este potencial não é atingido.Para isso, é preciso compreender como o turista vê o Brasil. Se o mesmo tem uma visão negativa, há a necessidade de mitigar essa abordagem.

Assim, o problema de pesquisa proposto neste artigo é: “Se o Brasil fosse uma pessoa, quais seriam seus elementos de personalidade”? O objetivo é investigar a personalidade do Brasil e examinar a relação entre essa variável e a auto congruência.

A personalidade do destino contribui de certa forma para a visualização de características humanas associadas ao país. A partir dessa atribuição, é possível associar essas personalidades a determinados indivíduos. De acordo com Usakli e Baloglu (2007) a hipótese básica na teoria da auto congruência é de que os consumidores tendem a selecionar produtos ou marcas que correspondem à sua própria personalidade.

A partir dos conceitos apresentados na revisão bibliográfica e dos artigos estudados, o tipo de pesquisa mais utilizado para se realizar a mensuração do conceito personalidade do destino é o método de levantamento ou survey.seguindo o modelo dos estudos de Usaki e Baloglu (2011), Ekinci e Hosany (2006), Murphy, Moscardo e Benckendorff (2007), o presente trabalho foi realizado utilizando pesquisa quantitativa, com características descritivas.

Por meio na análise fatorial exploratória, buscou-se a redução dos dados referentes às questões sobre dimensões da personalidade do Brasil, com o objetivo de posteriormente simplificar nas análises referentes às comparações entre níveis de auto congruência. Foi definido que objetivo da realização da análise fatorial neste artigo cientifico era verificar se as variáveis da dimensão da personalidade propostas inicialmente no estudo de Usaki e Baloglu, (2011), seriam representadas neste estudo.