RESUMO
Código: 547
Tema: Processo Estratégico nas Organizações

 

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Modelo de Negócio: As Operações de Uma Distribuidora de Combustíveis no Complexo Industrial Portuário de Suape/pe
 

Para entender como essa distribuidora opera nesse complexo, recorre-se a literatura de modelos de negócios, analisado a luz do modelo e das proposições estabelecidas por Osterwalder e Pigneur (2010). Estes autores definem que um modelo de negócio descreve a lógica de como uma organização cria, entrega e captura valor. A descrição deve ser feita mediante nove blocos constitutivos, abarcando as quatro áreas fundamentais de um negócio: i) clientes; ii) oferta; iii) infraestrutura e iv) financeira.

Tomando como referência a literatura de modelos de negócios e tendo como finalidade explorar o contexto de distribuidoras de combustíveis tem-se o seguinte problema de pesquisa: Quais dimensões do modelo de negócio presentes na empresa ALFA contribuem para a sua atuação competitiva no segmento de distribuição de combustíveis? O objetivo principal é identificar as dimensões do modelo de negócios utilizando o Canvas Business Model, da empresa ALFA Combustíveis no Complexo de Suape/PE.

A abordagem de modelos de negócio demanda uma visão holística sobre a lógica de negócio de uma organização, em conformidade com as proposições de Osterwalder (2006), e Osterwalder e Pigneur (2010). De acordo com o modelo proposto por estes autores, um modelo de negócio é constituído por nove blocos, que descrevem a lógica de como uma empresa pretende aumentar sua lucratividade. Logo o conceito de modelo de negócio considera tanto a cadeia de valor quanto à rede de valor (BERTRAND et al, 2012).

O estudo é de natureza exploratória e foi desenvolvido mediante uma pesquisa de campo qualitativa. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas considerando como sujeitos de pesquisa quatro profissionais desta distribuidora que atuam na base de operações do Complexo de Suape/PE. E no tratamento, interpretação e análise dos resultados acerca dos dados coletados foi utilizada a técnica de categorização baseado em Flores (1994).

Os resultados revelam que a empresa, no que diz respeito a oferta de valor, desenvolve ações para melhoria da eficiência na prestação do serviço. No que tange a infraestrutura, pessoas com expertise, atividades bem alinhadas e política de custos bem definidas são necessárias para o desenvolvimento deste tipo de negócio. E, no que se refere aos clientes, a segmentação em postos revendedores, o desenvolvimento de softwares que auxiliam no relacionamento com os clientes.