RESUMO
Código: 552
Tema: Responsabilidade Social Corporativa (RSC)

 

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Responsabilidade Social Corporativa e Imagem/reputação: O Que Se Diz e Quem Fala Sobre Esta Relação?
 

O pressuposto que encoraja as empresas a desenvolver uma boa reputação como uma forma de investimento em si é amplamente conhecido e as ações de RSC são algumas daquelas que levam as organizações a manutenção de uma boa imagem ou reputação. Nada obstante, tanto ambos os conceitos de imagem e reputação são complexos, ora sinônimos, ora complementares ou apenas distintos como é o conceito de RSC e suas interconexões com os anteriores, apesar das tentativas em solucionar este problema teórico.

Desta forma, aproveitando a lacuna persistente nos estudos sobre as relações entre RSC e a imagem ou reputação das empresas, emerge o seguinte problema: o que se publica sobre responsabilidade social corporativa e imagem/reputação? Diante deste contexto, procurando compreender como a academia internacional se posiciona e reflete a respeito da temática por meio de seus artigos mais relevantes, o objetivo é mapear a produção científica internacional sobre imagem e reputação no contexto da RSC.

A RSC desenvolveu-se e ampliou seu escopo à medida que novas perspectivas teóricas eram somadas a este debate (CARROLL, 1999, 2015). As justificativas para ser socialmente responsável incluem, dentre outras variáveis ou resultados, “o valor de uma boa reputação” (WOOD, 2010, p. 60). São diversos os motivos que levam empresas a adotarem práticas de RSC, um deles o ganho positivo em imagem/reputação (FOMBRUN; SHANELY, 1990; LII; LEE, 2012; NAN; HEO, 2007; POLONSKY; SPEED, 2001).

Neste trabalho foi realizada uma pesquisa bibliométrica na base de dados ISI Web of Knowledge/Web of Science (Web of Science – SSCI Social Sciences Citation Index) e foram analisadas: a evolução anual das publicações; os periódicos e autores com maior quantidade de registros; e identificados aspectos gerais dos textos dos dez artigos mais citados globalmente e mais citados localmente no intuito de identificar suas principais contribuições para a temática em análise e suas interrelações.

Há manutenção da atual relevância dos estudos sobre RSC e da exploração deste construto em associação às temáticas ou especificidades da imagem e reputação. O acréscimo quantitativo das publicações da área assegura este argumento e alerta para uma linha de pesquisa que se desenvolveu a partir da década de 1990 e continua estimulando novos esforços teóricos e empíricos. Foram mapeados periódicos relevantes e de impacto, autores, instituições e países que mais desenvolvem pesquisas nesta área.