RESUMO
Código: 553
Tema: Cluster e Redes de Negócios

 

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Escolas de Surfe e Suas Redes de Relacionamentos: do Amadorismo Ao Profissionalismo
 

Na gestão de organizações esportivas, as teorias de redes também encontram aplicação. Além de expandir as possibilidades de análise dessas organizações, a abordagem das redes vem apresentando resultados interessantes, como as equipes de futebol inglês com baixa centralização e alto número de interações entre membros apresentam melhor desempenho. Assim, é oportuno uma pesquisa buscando identificar relação entre configuração de redes e operração amadora ou profissional de organizações esportivas.

O estudo se propôs ao desenvolvimento de comparação entre redes, envolvendo organizações ligadas ao esporte. O problema de pesquisa pode ser descrito como associado à ausência de conhecimento teórico sobre relação entre características distintivas de redes que pudessem ser correlacionadas a operações amadoras ou profissionais de negócios relacionados ao esporte. O objetivo deste projeto se constitui no cotejamento das condições de redes ligadas a práticas esportivas amadoras versus profissionais

Uma rede é constituída pelo conjunto de no´s e laços, conectando pares especi´ficos des no´s; esses arranjos estruturais de interligação operam como canais de troca de informac¸a~o, recursos humanos, capital, fluxos de materiais e seus riscos associados. Redes de nego´cios podem ser compreendidas como conjugações de conexões interorganizacionais duradouras com importância estrate´gica para a rede. Condição estrutural e dinâmica de redes condicionam operação e competitividade dos atores dessas.

Em função da proposta da pesquisa, orientada para identificação de padrões na evolução de redes de organizações ligadas à prática esportiva na transição do amadorismo para o profissionalismo, optou-se naturalmente por uma abordagem exploratória e qualitativa. Nesse sentido, realizou-se um estudo empírico, de natureza qualitativa, com um conjunto de organizações ligadas ao esporte, que atualmente consideram-se profissionais, mas que iniciaram suas a atividades no contexto do amadorismo.

A análise de conteúdo do material colhido junto aos gestores entrevistados sugere que, embora os gestores das escolas não demonstrem efetiva consciência das redes que envolvem suas escolas, assim como não reconheçam claramente os benefícios que elas oferecem, existe uma sinalização francamente positiva e convergente entre o momento inicial do profissionalismo e o estabelecimento da associação das escolas de surfe, passando a existir condições objetivas para a formalização de uma governança.