RESUMO
Código: 558
Tema: Comportamento do Consumidor - Estudos Descritivos Quantitativos

 

Abrir
Arquivo

 
Estudo Bibliométrico Sobre A Motivação Hedônica e Utilitária do Consumidor no Varejo Online de Produtos Hedônicos no Período 2004-2014
 

A experiência e as respostas do cliente já foram muito estudadas no varejo, porém no varejo online ainda há muito a se pesquisar. O varejo online é um campo de estudo em contínua expansão, e o maior entendimento do comportamento do consumidor online caminha no mesmo sentido. Este estudo se propõe a descrever a produção científica entre 2004 e 2014 sobre a motivação hedônica e utilitária do consumidor para produtos hedônicos (presentes) e artigos sobre a influência da estética do varejo online.

O varejo online vem crescendo e agora não só a estética das lojas físicas é importante, mas também a estética do varejo online (Farias, 2007 e Eroglu et al, 2001). Autores como Kaltcheva e Weitz, (2006) já abordaram a influência estética no varejo online, mas há poucos artigos sobre o assunto. Assim, é necessário entender os fenomeno que abordando a estética online e como estes estímulos influenciam no comportamento de compra do consumidor numa loja de produtos hedônicos (gifts) online.

Motivação hedônica e utilitária: A literatura documenta que cores quentes (KUELLER; MIKELLIDES, 1993); ambientes complexos como animações e fotos maiores (BERLYNE, 1960, MEHRABIAN; RUSSELL, 1974) e o número de elementos não redundantes num ambiente (BERLYNE, 1971) aumentam a excitação; Presentes online: Os produtos hedônicos fornecem prazer e fuga para suas emoções e fantasias (HIRSCHMAN; HOLBROOK, 1982); web estética: a estética do ambiente online influencia na satisfação e no prazer.

O método utilizado para cumprir o objetivo desta pesquisa é o bibliometrico utilizando a lei de Lotka. A bibliometria é um método estatístico quantitativo que tem por objetivo mapear a produção e disseminação do conhecimento científico de determinada área (ARAUJO, 2006; GUEDES; BORSCHIVER, 2005; BROADUS, 1987; PRITCHARD, 1969). Além disso, apresenta por método descritivo a área.

Primeiramente foi realizado um levantamento bibliométrico separando as análises nos seguintes temas: (1) Motivação Hedônica e Utilitária online (4 artigos); (2) Presentes online (2 artigos); (3) Web estética (10 artigos); (4) Artigos que abordavam no mínimo duas palavras chave. Por fim foi realizado a análise de lotka e elaboração dos quadros com a indicação das variáveis pesquisadas para uma identificação de gaps de pesquisa.