RESUMO
Código: 560
Tema: Aprendizagem nas Organizações

 

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O Campo da Aprendizagem Organizacional no Brasil: Uma Revisão Multiparadigmática da Produção de 2006 A 2012
 

Os estudos sobre aprendizagem organizacional (AO) têm se revestido de caráter multidisciplinar apoiando-se em conceitos de vários campos do conhecimento como a psicologia, a sociologia, a antropologia, a ciência política, a história, a economia e a ciência da administração propriamente dita. Esta pluralidade de enfoques tem sido apontada como uma das dificuldades na organização de um quadro teórico articulador dos resultados revelados pelas pesquisas desenvolvidas.

Até que ponto a produção em AO, desenvolvida no Brasil no período 2006 a 2012, procurou analisar o campo a partir dos cinco aspectos apontados por Antonello e Godoy (2009) com base na reflexão que vem sendo realizada sobre o tema a partir da literatura nacional e internacional? Esta pesquisa teve o objetivo de analisar a produção acadêmica sobre o campo da aprendizagem organizacional no Brasil, no período de 2006 a 2012, por meio da revisão multiparadigmática.

Ao delinear uma agenda para os estudos em AO no Brasil, Antonello e Godoy (2009) consideram que é importante analisar e refletir sobre a pesquisa, examinando criticamente os resultados estabelecidos e as questões que permanecem com necessidade de maior investigação. Segundo as autoras, cinco questões principais merecem um olhar mais atento dos investigadores: nível da aprendizagem, neutralidade da meta, noção de mudança, natureza processual da aprendizagem e a natureza política da aprendizagem.

Foram analisados 124 artigos, distribuídos em 34 periódicos classificados como A1 a B2 (WebQualis de 2013). O planejamento analítico partiu de um template que orientou a coleta e organização dos dados que foram registrados numa planilha Excel.

Os principais resultados são: (i) ampliação dos focos de investigação, em especial aqueles que examinaram os processos/práticas e mecanismos por meio dos quais a aprendizagem nas organizações acontece; (ii) menor dispersão dos resultados que apontam para a importância das práticas informais de aprendizagem; (iii) maior diversificação das referências utilizadas para dar sustentação às metodologias utilizadas.