RESUMO
Código: 561
Tema: Estratégias e Operações de Marketing

 

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A Teologia da Prosperidade: Um Estudo Sobre O Composto de Marketing em Uma Igreja Neopentecostal
 

Em 1961, Berger e Luckmann (1973), teóricos norte-americanos, analistas da religião com finalidades comerciais, indicavam uma aproximação cada vez maior entre religião e empresa, tendência essa, que despontava ao constatar que as igrejas estavam assumindo cada vez mais estratégias mercadológicas.Desse modo, as organizações religiosas em virtude dessa nova situação de mercado, passaram a ter uma grande preocupação com o seu discurso religioso (produto) ajustando-se às necessidades do público.

O produto que está sendo ofertado, identificado como o conhecimento, precisa estar baseado em uma teoria confiável, que neste caso seria a Bíblia. Nisto surge à seguinte questão problema: Quais os motivos que levam os fiéis a adotar as práticas de troca estabelecidas pelas igrejas, em relação à devolução dos dízimos e das ofertas? Assim, o objetivo desta pesquisa é formular hipóteses que contribuam para estudar os motivos que levam os fiéis a adotar as práticas de troca propostas pelas igrejas.

A revisão bibliográfica diz respeito ao marketing de serviços realizados pela igrejas Neopentecostais. Em relação a serviços, Boone e Kurtz (2009) os conceituam, predominantemente, como tarefas intangíveis que satisfazem as necessidades dos consumidores e usuários de negócios. A prestação de serviços impõe que os funcionários da linha de frente desempenhem bem as suas habilidades. (HARTLINE; MAXHAM; MCKEE, 2000) e o marketing religioso aplicado também por essas instituições Neopentecostais.

O presente estudo é de natureza exploratória. Utiliza-se como delineamento o método de estudo de caso. O caso selecionado para a pesquisa foi uma Igreja Neopentecostal, localizada na zona norte de São Paulo, instituição na qual foram entrevistados os membros, evangelistas e obreiros, no período de outubro a novembro de 2014, referente à troca dos dízimos e das ofertas. As entrevistas foram semiestruturadas, nas quais foram estabelecidas algumas pautas com a finalidade de garantir seu foco.

Os resultados da pesquisa apontam a predominância da hipótese de que a pessoa devolve o dízimo e dá suas ofertas apenas por obediência às Escrituras Sagradas. Para efeito da análise dos resultados evidencia-se a aceitação por parte dos entrevistados da retórica da legitimidade presente nas passagens bíblicas constantes no Antigo Testamento, relacionadas diretamente aos preceitos da Teologia da Prosperidade que compõem o Composto de Marketing expandido para serviços destacando os seus 7 elementos