RESUMO
Código: 563
Tema: Formação do Professor e Pesquisador

 

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Fatores Inibidores da Criatividade Na Educação Superior: Um Olhar dos Discentes
 

Como observado por Alencar (2010) e Cropley (2005), entre outros autores. A capacidade de criar, inovar e se diferenciar é essencial. Diversos trabalhos científicos evidenciam as demandas por métodos criativos (caminhos), didática (como caminhar) e práxis (o caminhar em si) no âmbito do ensino superior, para responder questões como as propostas por Maribel Barreto (2007): “a) como acontece à criatividade no ensino superior? b) qual o papel da criatividade nas práxis do docente e do pesquisador?

Buscou-se responder a seguinte questão de pesquisa: quais os elementos inibidores à promoção e ao desenvolvimento da criatividade no ensino superior sob o ponto de vista dos universitários? o objetivo geral da pesquisa é identificar quais e onde se localizam os principais fatores inibidores à promoção e ao desenvolvimento da criatividade no ensino superior a partir de uma pesquisa com estudantes universitários.

A criatividade pode ser investigada por meio de variadas abordagens, sendo a mais usual a que considera os chamados 4Ps,proposta por Mel Rhodes (1961). Considerou a criatividade como um fenômeno, no qual uma pessoa comunica um novo conceito — o produto. A pessoa chega até esse produto por meio de um processo mental. Como nenhum ser humano vive ou opera no vácuo, é necessário considerar o ambiente. (Academia Pearson, 2011), como proposto por Christian De Cock (1993). Para o desenvolvimento desse

Participaram do estudo 262 alunos do curso de Administração na Instituição Pública de São Luís do Maranhão e Privada da Cidade de Cotia do Estado de São Paulo. A escolha dessas cidades foi apenas por proximidade para coleta de informações. A população de alunos participantes nesta pesquisa foi de 262 alunos, sendo 141 (53,8%) do gênero masculino e 121 (46,2%) do gênero feminino. Deste total, 93 (24,7%) estudavam em universidade pública e 169 (64,3%) em instituições particulares de educação super

Considerando-se os fatores inibidores agrupados pertencendo a: a) direção da unidade de ensino superior, b) coordenação pedagógica, c) corpo docente, o resultado é apresentado na Tabela 1. Este resultado agrupado é importante na medida em que mostra que os fatores inibidores (barreiras) na ótica dos alunos se concentram relativamente: direção da unidade (36%) e corpo docente (33%) da Instituição de Ensino Superior.