RESUMO
Código: 577
Tema: Aprendizagem nas Organizações

 

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Clima Para A Aprendizagem Grupal
 

Há uma necessidade crescente de reestruturar o trabalho em torno de equipes já que as competências individuais e as maneiras habituais de realizar o trabalho podem se tornar insuficientes para atender à constante inovação. O trabalho em equipe proporciona oportunidades para os membros aprenderem com os colegas especialistas por meio do diálogo e discussão. Para suportar o desenvolvimento das equipes de trabalho é imprescindível a aprendizagem constante e a construção de um clima de aprendizagem.

Apesar do reconhecimento da importância da aprendizagem e do clima para a aprendizagem no local de trabalho, não se conhece a relação destes construtos no nível grupal, que é a lacuna que este estudo preenche. Assim, este estudo teve como objetivo avaliar a influência do clima para a aprendizagem grupal sobre os comportamentos de aprendizagem grupal.

Segurança psicológica, é um insumo para o clima interpessoal e diferencia-se de clima para a aprendizagem grupal. Enquanto a segurança psicológica da equipe é a crença comum de que um grupo é seguro para assumir risco interpessoal (EDMONDSON, 1999), definimos o clima para a aprendizagem grupal como as percepções que as equipes têm sobre o ambiente de trabalho ser facilitador ou inibidor da aprendizagem.

A hipótese foi testada a partir de uma amostra de 217 trabalhadores que atuam em equipe, em uma organização de desenvolvimento e treinamento para o uso de softwares. A análise fatorial confirmatória e a modelagem de equações estruturais foram estimadas por mínimos quadrados parciais. Três modelos foram analisados para controlar o efeito do tamanho da equipe e do viés do método (common method bias).

A mensuração das variáveis latentes de primeira e de segunda ordem apresentaram validade convergente, discriminante e confiabilidade adequadas. Tamanho da equipe não teve relação com os comportamentos de aprendizagem grupal e o clima para a aprendizagem grupal explicou 47% da variância dos comportamentos de aprendizagem grupal (após remover o viés do método), suportando a hipótese proposta.